CNTE apoia pesquisa nacional com conselheiras/os que analisará condições do PNAE

Publicado: 12/05/2023 17:53 | Última modificação: 12/05/2023 17:53

Escrito por: CNTE

CNTE

Lançada em 18 de abril pelo Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ), a Pesquisa "Conta Pra Gente Conselheira/o" tem o apoio da CNTE nas ações de comunicação e mobilização. O objetivo do questionário é compreender quais são as condições para o controle social no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) a partir do diálogo com conselheiras e conselheiros de todas as regiões do Brasil inseridos nos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), Conselhos de Educação (CEs) e Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

A participação na pesquisa é aberta para conselheiras e conselheiros e é realizada através de um formulário on-line  com o objetivo de compreender as condições de acompanhamento e monitoramento da alimentação escolar em diferentes territórios e contextos onde atuam.

Busca-se entender quais condições são oferecidas para o exercício do controle social, se há transparência e acesso à informação, qual o conhecimento sobre marcos legais, a percepção sobre os ultraprocessados, sobre a compra da agricultura familiar, interesse em participar de processos de formação e quais são os grandes desafios e o que precisa melhorar.

A Pesquisa "Conta Pra Gente Conselheira/o" será a quarta consulta realizada pelo ÓAÊ com sujeitos diretamente envolvidos na execução do PNAE. As três pesquisas anteriores, que já tiveram seus resultados publicados, foram a "Conta Pra Gente Estudante", "Conta Pra Gente Agricultor/a" e "Conta Pra Gente Estudante - Grande Rio".

SOBRE A ÓAÊ

O ÓAÊ existe desde 2021 e é resultado de uma ação conjunta entre organizações da sociedade civil e movimentos sociais para monitorar e mobilizar a sociedade sobre a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Observatório é construído por diversas organizações da sociedade civil e movimentos sociais que compõem seu comitê consultivo, além do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e FIAN Brasil, que constituem seu núcleo executivo. Seu objetivo é ampliar a escuta e o diálogo com estudantes e suas famílias, agricultoras e agricultores familiares, além de profissionais da educação, comunidade escolar e membros de conselhos que atuam com a alimentação escolar, para incidir de forma coletiva na defesa e fortalecimento deste programa.

O prazo para responder a pesquisa termina no dia 21 de maio. Para respondê-la ou divulgar o link, clique aqui.