Cerimônia de entrega do Prêmio Ruth Marques Correa da Costa será nesta segunda-feira (07)

Publicado: 04/08/2023 18:56 | Última modificação: 04/08/2023 18:56

Escrito por: Sintep-MT

Na próxima segunda-feira, 7 de agosto, às 14h, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) estará presente na 8ª edição do Prêmio Professora Ruth Marques Correa da Costa. Neste ano, a premiação se destaca pela alta concorrência na categoria em vida, com um total de 13 candidatas. Na categoria in memoriam, quatro mulheres foram indicadas, incluindo a saudosa professora e ativista do Sintep-MT, Marilia Ortiz Cortez.

O troféu Ruth Marques Correa da Costa de 2023 será concedido em homenagem a Adriana Catelli Corrêa, de forma póstuma. Adriana foi uma incansável defensora das causas das mulheres e dedicou-se fervorosamente às políticas de saúde voltadas para o público feminino. Adriana foi conselheira do Conselho Estadual da Mulher, representando o MTMama.

Na categoria de homenageadas em vida, a agraciada será a professora e ex-deputada federal Rosa Neide Sandes de Almeida, hoje atuando na administração federal do governo Lula. A trajetória da professora inclui uma carreira sólida na educação pública básica, experiência no ensino superior e participação em diferentes esferas de gestão educacional em Mato Grosso, culminando em seu cargo como secretária estadual de Educação. Além disso, sua influência se estendeu ao campo político, onde atuou como vereadora e deputada federal, sempre em defesa do acesso e permanência de crianças, adolescentes, jovens e adultos na escola pública.

A premiação, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado de Mato Grosso, tem como objetivo prestigiar as mulheres que se destacaram na luta pelos direitos humanos das mulheres. O Sintep-MT, cujos valores centrais incluem a defesa desses direitos, sendo a maioria de seus membros composta por mulheres (82%), tem tido a honra de ter várias de suas companheiras agraciadas com esse prêmio, reconhecendo o papel fundamental que desempenharam nas batalhas pelos direitos das mulheres.

A cerimônia do Prêmio Ruth Marques de 2023 trará uma inovação ao estender as homenagens a todas as concorrentes, ressaltando a importância do legado deixado por cada uma delas. Isso nos leva a refletir sobre as realizações da companheira e musicista Marilia Ortiz Cortez, indicada pelo Sintep-MT, que se destacou como uma incansável defensora da Educação Pública Gratuita e de Qualidade.