Candidato à reeleição, Mauro Mendes volta a ignorar Carta Compromisso com a Educação

Márcia Pinheiro foi a única candidata a se comprometer com a Educação Pública e assinar a Carta Compromisso com a Educação, numa demonstração de respeito à categoria, composta por 82% do público feminino.

Publicado: 19/09/2022 18:18 | Última modificação: 19/09/2022 18:18

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Dos quatro concorrentes à cadeira do Palácio Paiaguás, em Mato Grosso, nas eleições de 2 de outubro, apenas a candidata Márcia Pinheiro (PV-MT), assinou a Carta Compromisso com Educação Pública, construída coletivamente pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso. O documento organiza em cinco pontos estruturantes as demandas para a implantação e implementação de uma educação humana, democrática com valorização profissional. O candidato à reeleição, Mauro Mendes (União Brasil) voltou a ignorar o documento, repetindo a atitude de 2018.

Para o Sintep-MT, o não comparecimento do candidato ao governo do estado, Mauro Mendes, é uma clara demonstração de falta de compromisso com a educação pública e gratuita e de desrespeito com o sindicato, representante legal e legítimo dos mais de 30 mil filiados da base. A atitude foi considerada de descaso e desrespeito com a categoria, considerando que o governador é candidato à reeleição e sequer justificou sua ausência. Uma atitude que deixou explícito o que enfrentarão, caso permaneça no poder.

Sintep-MT/Francisco Alves
Candidata Márcia Pinheiro (PV) na assinando a Carta Compromisso com a Educação Pública

Para a dirigente do Sintep-MT e secretaria de Assuntos Educacionais na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade, a educação pública e gratuita de Mato Grosso está em frangalhos; escolas sucateadas, profissionais doentes, desvalorizados e adoecidos pelas condições de trabalho insuficiente. Estudantes desestimulados, sem desejo de permanecer na escola.

“Os trabalhadores vivenciam perdas salariais, falta de autonomia na organização curricular, empobrecimentos dos aposentados e pensionistas, políticas educacionais devastadoras no que tange os direitos dos estudantes à educação pública, gratuita, desmilitarizada, laica e de qualidade socialmente referenciada”, destacou.

Leia mais: Carta compromisso da educação para eleição estadual em 2022 é assinada

Para Guelda a pergunta é: “Até que dia os servidores públicos e os profissionais da educação, a maior categoria desse estado, permitirão que Mauro Mendes permaneça no poder. No dia 2 de outubro os servidores públicos precisam dar uma resposta para Mauro Mendes nas urnas”, disse.

Há 13 dias das eleições, os trabalhadores da educação estadual apostam no compromisso feito com a candidata Márcia Pinheiro, a única que tem demonstrado respeito às causas da educação e com os servidores públicos. Márcia Pinheiro compareceu à cerimônia de assinatura durante o XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT e respondeu, de forma respeitosa, ao convite dos trabalhadores da educação.

Sintep-MT/Francisco Alves

A atitude do candidato bolsonarista, Mauro Mendes (União Brasil), e dos candidatos minoritários, Moises Franz (PSOL) e Pastor Marcos Ritela (PTB), foi vista como desprezo aos trabalhadores da educação estadual, pois sequer responderam ao convite encaminhado pelo Sintep-MT.

Carta Compromisso com a Educação Pública