Carta compromisso da educação para eleição estadual em 2022 é assinada

Dos quatro candidatos ao governo apenas a candidata Márcia Pinheiro (PV)compareceu ao ato sindical. E, dos sete candidatos ao senado, apenas a representante do candidato Neri Geller (PP)

Publicado: 10/09/2022 11:16 | Última modificação: 10/09/2022 11:16

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT/Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, apresenta o pacto com a educação pública assinado durante ato sindical

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realizou nesta sexta-feira (09/09), ato político sindical com assinatura da Carta Compromisso com a Educação Pública do Estado. Dos quatro candidatos ao governo de Mato Grosso, para os quais foram enviados o convite para o ato, apenas a candidata Márcia Pinheiro (PV) compareceu e assinou as demandas propostas no documento.

Sintep-MT/ Francisco Alves
Candidata ao governo de Mato Grosso, Márcia Pinheiro, foi a única a assinar a Carta, se comprometendo com a defesa da Educação Pública e gratuita para o estado de MT

O Sintep-MT estendeu o convite de participação no ato de assinatura da Carta Compromisso para os candidatos ao Senado, por Mato Grosso. Dos sete candidatos que disputam o pleito, apenas Neri Geller (PP), representando pela primeira suplente, professora Maria Lúcia Cavalli Neder, participaram da assinatura da Carta, com as demandas defendidas pelos educadores.

Sintep-MT/ Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca o respeito das candidata e candidatos com a Educação Pública, Gratuita, Laica, de Qualidade Socialmente Referenciada

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou que a assinatura representa “o compromisso dos candidatos com os trabalhadores da educação e com o fortalecimento da Educação Pública no estado de Mato Grosso”, disse.

Na leitura do documento, o presidente Valdeir Pereira destacou os pontos fundamentais para o fortalecimento da educação pública gratuita, na defesa dos trabalhadores da educação. O presidente destacou o respeito à Gestão Democrática, respeito a hora atividade; a formação continuada dos profissionais da educação; piso salarial e a carreira unificada; profissionalização dos funcionários de escola; garantia constitucional de financiamento e ampliação de recursos para a educação, fim do confisco das aposentadorias e pensões, além de cumprimento da Revisão Geral Anual e respeito ao piso salarial profissional.

Sintep-MT/Francisco Alves
Plenária lotada reafirma a importância do respeito dos candidatos, às propostas apresentadas na Carta Compromisso

Compareceram no ato a presidente interina da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MT), professora Maria Celma Oliveira, os candidatos a Câmara Federal, Valdir Barranco (PT), representando também a Federação, e a professora Patrícia (PCdoB). Além do candidato a deputado estadual, professor Henrique Lopes.

O Sintep-MT encaminhou o convite e a Carta Compromisso às assessorias dos candidatos ao governo e ao senado, por Mato Grosso. Não compareceram, nem enviaram representantes Mauro Mendes (União Brasil), Moisés Franz (PSOL) e Pastor Marcos Ritela (PTB). O mesmo ofício foi encaminhado aos candidatos ao senado; Antônio Galvan (PTB), Feliciano Azuaga, (Novo), Jorge Yanai (DC), José Roberto Freitas (PSOL), Kássio Coelho (Patriota), Wellington Fagundes (PL)

Leia a Carta Compromisso com a Educação Pública

Veja as fotos do XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT na página do Facebook

>> Fotos do dia 07 de setembro