Camerata de violinos formada por estudantes apresenta o papel da educação libertadora


Atividade cultural integrou a programação do VII Encontro de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT

Publicado: 07/04/2024 10:32 | Última modificação: 07/04/2024 10:32

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/ Francisco Alves

A manhã de trabalho, do segundo dia de atividades no VII Encontro de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT, sábado (6), começou com a apresentação cultural do grupo musical da Escola Estadual José Leite de Moraes, de Várzea Grande. Um conjunto de violinos, formado por crianças e adolescentes do 3º ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio, sensibilizou a todos e trouxe a reflexão sobre o significado da Educação e a importância da formação integral dos estudantes.

Maestro e professor Odenil Seba

O coral Vésper, precursor de outras atividades musicais desenvolvidas na unidade escolar, é uma idealização do professor de história e músico, Odenil Seba, que há mais de 20 anos trabalha a música na formação dos estudantes da rede estadual. O trabalho ocorre, apesar da falta de incentivo financeiro do governo do estado para esse projeto educativo.

Sintep-MT/Francisco José
Estudantes da EE José Leite durante a apresentação no VII Encontro de Funcionárias/os da Educação Sintep-MT

O secretário de Cultura do Sintep-MT, Gibran Freitas, responsável pela programação, destaca a importância de trazer para as atividades de profissionais da educação projetos como o desenvolvido pelo professor Odenil. “Temos que apoiar a concepção de educação que ele tem, de que a cultura é parte de um processo educativo para uma educação libertadora”, afirmou. 

Sintep-MT/Francisco José
Secretário de Cultura do Sintep-MT, Gibran Freitas

Segundo o dirigente e professor da rede estadual, a música é um instrumento da educação para uma formação crítica e reflexiva do educando. “É uma forma interessante que deveria ser desenvolvida também em outras escolas. Infelizmente não temos o apoio do governo, mas seria interessante que se buscasse, pois a concepção de cultura que o governo vem desenvolvendo é empresarial, não é essa concepção”, reforçou.

Sintep-MT/Francisco José
Público se encanta com a apresentação do grupo de violinos composto por estudantes da EE José Leite

Incentivador do projeto desenvolvido na EE José Leite, o presidente da subsede do Sintep/Várzea Grande, Juscelino Moura, é um crítico da inação governamental. “O projeto do professor Odenil é antigo, tem incentivo de toda a comunidade escolar, mas infelizmente não recebe incentivo governamental. “É um descaso, dada a dimensão, a proposta pedagógica e os resultados obtidos com o projeto”, acredita Juscelino Moura.
 

Confira as fotos do evento no Facebook do Sintep-MT