Calendário das etapas municipais da Conape em MT pode ser alterado


Sintep/MT deliberou em plenária pedido ao Fórum Estadual Popular de Educação para flexibilizar prazo de plenária municipal devido o recesso escolar

Publicado: 05/07/2021 14:11 | Última modificação: 05/07/2021 14:11

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

O Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), domingo, solicitou ao Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE) dilatação no calendário para realização das etapas municipais da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). A data estabelecida para a organização e construção das plenárias municipais pelo FEPE nos municípios vai até 10 de agosto. O prazo poderá ficar comprometido devido ao recesso escolar de julho.

A coordenadora do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE) e secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade, informou que a demanda para realinhamento do calendário será apreciada em reunião do Fórum. Contudo ressaltou que não há impedimentos para iniciar a elaboração de Fóruns Municipais, ou Comissões com o mínimo de três representações para estartarem o processo de organização, para a realização das conferências municipais.

Segundo Guelda, as discussões da Conape 2022 são “importantíssimas” diante do cenário político, econômico e político educacional que o país, estados e municípios atravessam. A dirigente convoca os trabalhadores a participarem do debate central que traz no tema e no lema reflexões relevantes para debate e apreciação.

A Conape 2022 foca no debate sobre “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. E seu lema, “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, dialogam com os enfrentamentos apresentados a maior parte da população, que é a classe trabalhadora.

A dirigente do FEPE também tratou sobre as etapas livres ou temáticas, nas quais podem ser debatidos temas específicos de interesse local ou regional (Gestão Democrática, Redimensionamento, Questões Étnico Raciais, LGBTQIA+,  etc.), e com calendário livre, podendo ser realizada até o final de 2021.

“Os profissionais devem buscar parcerias com outras entidades e movimentos sociais para organizar os Fóruns Municipais ou até mesmo comissões. Convocar os trabalhadores a participarem desse debate importantíssimo para organizar as defesas da classe trabalhadora.

“A Conape é o espaço popular de profundos debates em defesa do novo PNE, em defesa de um projeto de educação e de um projeto de sociedade e, que garanta dignidade ao povo brasileiro”, afirmou a coordenadora do Guelda.  O Fórum Nacional Popular de Educação é um contraponto ao Fórum Nacional de Educação que está a serviço do governo Bolsonaro, que promove o desmonte da educação pública neste País.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT