Cáceres sedia a terceira edição do II Encontro de Redes Municipais do Sintep-MT

Debates fortalecem a importância da luta pelo projeto social e educacional da classe trabalhadora para assegurar direitos

Publicado: 21/04/2024 10:35 | Última modificação: 21/04/2024 10:35

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Profissionais e dirigentes do Sintep-MT da região Leste fazem o debate pela valorização salarial, no município de Cáceres

O Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) abriu sábado (20) a terceira edição do II Encontro de Redes Municipais por Macrorregiões, em Cáceres, município que integra a macrorregião Oeste do estado. O debate reforçou a defesa de um projeto de educação que atenda as necessidades da classe trabalhadora e trabalhou na oficina de financiamento da educação a aplicação correta dos recursos públicos com base na legislação do Fundeb e nos orçamentos municipais.

Na abertura estavam presente os dirigentes e profissionais das redes municipais, dos três polos da região Oeste do Sintep-MT (Leste I, II e III). Os diretores das respectivas regionais, Ricardo Assis, Edimilson Ferreira e Eurides Ramos - destacaram a disposição dos trabalhadores para se deslocarem de suas casas para participarem do debate que tem como finalidade instrumentalizar os profissionais para negociar direitos.

Sintep-MT/Francisco Alves
Cáceres foi o município sede do Encontro que reuniu representantes de três polos do Sintep-MT, da regional Oeste

O palestrante convidado para a análise de conjuntura, James Cabral é agrônomo no município e atua com extensão social no campo. Cabral fez um diagnóstico político da regional, que é prioritariamente focada no agronegócio, com prevalência da pecuária. O que, segundo James, resulta em pouco

Palestrante convidado para análise de conjuntura, James Cabral

investimento em políticas sociais. “Cáceres possui 1.250 milhão de cabeças de gado e 89 mil habitantes, são 21 bois por quilômetro quadrado contra 4 pessoas no mesmo km²”, destacou

Esse percentual entre pessoas e gado reflete nas políticas econômicas e sociais, implementadas pelas prefeituras. “aqui os gestores rezam a cartilha do governo do estado”, moldando os rumos da economia, educação e política”relata e cobra a implantação de um projeto inovador que trabalhe as potencialidades da região com industrialização, para a geração de emprego e renda, com uma nova visão do que é ser rural.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, tratou sobre as políticas econômicas e os impactos nos recursos da educação. Valdeir abordou a Reforma Tributária em andamento pelo governo federal. Ressaltou o projeto como um caminho para corrigir distorções tributárias na perspectiva de menos desigualdades.

Sintep-MT/Francisco Alves
Mesa de abertura faz abordagem política, econômica e educacional sob os impactos nos recursos da educação

Por fim, o foco sobre as políticas educacionais e a importante tarefa dos educadores de se organizarem e se mobilizarem para a disputa de projeto de educação e de sociedade. A intervenção, feita pela secretária de Assuntos Educacionais da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e secretaria de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, defendeu a implantação do projeto de educação elaborado coletivamente na Conferência Nacional de Educação, em 2024, que resultou no Plano Nacional de Educação.“Esse é o nosso projeto de educação, temos que fazer valer o que construímos”, ressaltou.

Sintep-MT/Francisco Alves
Guelda Andrade, secretaria de Assuntos Educacionais da CNTE e secretaria de Políticas Educacionais do Sintep-MT

A dirigente concluiu sua fala lembrando a 25ª Semana Nacional de Educação que começa na segunda (22) e a importância dos educadores difundirem as atividades sugeridas pela CNTE, entre as quais, a que esclarece aos estudantes o que é a Conae e sua importância. Mais ainda, destacou o enfrentamento necessário para valer as metas do novo PNE e a Marcha Nacional dos Trabalhadores, agora em 22 de maio, em Brasília, na luta em defesa de políticas para a classe trabalhadora.

Sintep-MT/Francisco Alves
Material produzido pelo Sintep-MT e distribuído aos participantes com estudo sobre os recursos da educação pública

O II Encontro de Redes Municipais do Sintep-MT, por Macrorregião prossegue até domingo (21) com a Oficina de Financiamentos, dando transparência aos orçamentos municipais da educação dos municípios da região, a fim de assegurar o cumprimento da valorização salarial nacional profissional ao trabalhadores da educação.

ATUALIZADA : 22/04/2024