Banco Mundial deixa de investir na rede de escolas com fins lucrativos

A Internacional da Educação (IE) aplaude a decisão da instituição do setor privado do Banco Mundial, a International Finance Corporation (IFC), de parar de investir na rede de escolas com fins lucrativos Bridge International Academies. A IFC investiu mais de US$ 10 milhões nas operações da Bridge International Academies na África e apoiou a expansão da empresa em outras áreas.

Publicado: 21/03/2022 12:35 | Última modificação: 21/03/2022 12:35

Escrito por: Redação/Internacional da Educação

O Portal de Dados e Informações do Projeto IFC anunciou recentemente que a IFC "parou de investir na NewGlobe Schools, Inc. (a empresa controladora da Bridge International Academies) em 3 de março de 2022".

Este anúncio segue anos de trabalho ativista da Internacional da Educação e organizações afiliadas, que fizeram campanha para bloquear instituições com fins lucrativos que exploram comunidades de baixa renda em todo o mundo. A IE luta por uma educação pública de qualidade entendida como um direito básico e um bem público, que não está à venda à mercê dos interesses corporativos.

"O Banco Mundial é o maior financiador da educação no mundo em desenvolvimento. Investir em entidades privadas com fins lucrativos, como a Bridge International Academies, viola claramente o compromisso global de garantir educação gratuita, de qualidade, inclusiva e de qualidade para todos e todos consagrados no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. Em um mundo onde tantos meninos e meninas têm acesso negado à educação, é inaceitável alocar o escasso financiamento disponível para qualquer outra coisa que não seja a educação pública”, diz o secretário-geral da IE, David Edwards.

"Aplaudimos esta decisão, que tem sido uma das principais reivindicações do corpo docente africano, e apelamos aos restantes investidores da Bridge International Academies para que sigam o exemplo do IFC. É uma grande vitória para a Education International e suas organizações afiliadas. É fruto de anos de campanha da sociedade civil e sindicatos contra o patrocínio do Banco Mundial às Bridge International Academies e suas operações ilegais na África e na Ásia."

O Presidente do Comitê Regional Africano da IE, Christian Addai-Poku, explica: "Vimos o rápido crescimento em todo o nosso continente das chamadas escolas privadas de 'baixo custo'. Estas escolas são conhecidas por contratar professores não qualificados por baixos salários e menos direitos laborais. sistemas de supervisão ou responsabilização inexistentes A Bridge International Academies (BIA) é o exemplo perfeito desse paradigma, pois é a maior cadeia de escolas com fins lucrativos de “baixa renda”. soberania nacional e o estado de direito.

O crescimento da BIA e de outros operadores está a minar os esforços para reverter a desprofissionalização e melhorar as qualificações e padrões dos professores em África, bem como uma tentativa de legitimar a comercialização da educação. As evidências mostram que a privatização, em todas as suas manifestações, mina o direito dos alunos à educação gratuita de qualidade e protege as desigualdades, especialmente para meninas e grupos desfavorecidos. A pesquisa e a experiência mostraram, sem sombra de dúvida, que a única maneira de alcançar sociedades unidas, justas e prósperas é por meio de um sistema de educação pública forte, inclusivo e de qualidade."

A Internacional da Educação insta as agências governamentais e intergovernamentais a priorizar a realização do direito à educação, alocando fundos adequados para a educação pública. Esse objetivo pode ser alcançado com a mobilização de recursos nacionais sustentáveis, especialmente por meio de sistemas tributários progressivos e reforçados, bem como a eliminação de brechas legais que facilitam itens financeiros ilícitos.