Avançam os diálogos com a prefeitura de Novo Mundo para valorização dos profissionais da educação


Após estudo de viabilidade orçamentária apresentado pelo Sintep-MT, prefeitura demonstra interesse em realizar a recomposição dos 14,04% de perdas dos profissionais da educação

Publicado: 09/04/2025 15:18 | Última modificação: 09/04/2025 15:18

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Novo Mundo
Audiência entre a direção da subsede do Sintep/Novo Mundo e o dirigente estadual, Henrique Lopes, com membros da administração municipal no gabinete do prefeito Casciano Reis

Em audiência entre a direção do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), a da subsede em Novo Mundo (746 km de Cuiabá-MT) e a Prefeitura Municipal sinalizou avanços para a recuperação dos 14,04% das perdas salariais dos profissionais da educação da rede municipal. 

Na segunda-feira (7/04), o secretário de Redes Municipais do Sindicato, professor Henrique Lopes, acompanhou as negociações no município, e apresentou o estudo orçamentário da educação com expectativas para a garantia dos direitos da categoria.

Segundo o dirigente estadual do Sintep-MT, o prefeito Casciano Reis se mostrou receptivo a corrigir as perdas e fazer a reposição do Piso Salarial Profissional após o fechamento da folha de abril. “O atual prefeito fez a recomposição de 6,27% este ano, mas apresentou interesse no diálogo para avançar na valorização dos educadores, inclusive com o compromisso de resgatar os profissionais da educação que nos últimos anos ficaram fora do plano de carreira”, destacou.

A audiência entre os sindicalistas e a prefeitura ocorreu após a Assembleia da categoria. Durante a plenária foi apresentada para a categoria a radiografia orçamentária da educação municipal, a partir dos dados registrados pelo Siope (Sistema de Informações Sobre Orçamento Público), um dos locais de registro da movimentação dos recursos das Prefeituras.

Subsede Novo Mundo
Assembleia em Novo Mundo reúne a categoria, com direção da subsede, e os convidados: Fernando Alves da Silva, diretor da regional Nortão I do Sindicato (segundo da esquerda para direita) , e o secretário de Redes Municipais, Henrique Lopes (centro) 

Os estudos apresentados pelo secretário de Redes Municipais levam em consideração outros fatores como a realidade da folha de pagamento, viabilidade de ampliar os investimentos a partir de recursos municipais, entre outros. Em todas as análises foi constatada viabilidade orçamentária da educação de Novo Mundo.

A presidente da subsede do Sintep/Novo Mundo, Valdenice Almeida, acredita que o diálogo com a atual gestão tem caminhado de forma positiva para os trabalhadores da educação. “Estamos recuperando de forma gradativa as perdas impostas pela gestão anterior. No diálogo iniciado em janeiro com a prefeitura, avançamos para percentuais de férias em atraso e iniciamos o diálogo para o cumprimento do plano de carreira, com todos os trabalhadores inseridos, além da valorização integral nos salários”, disse.

A Assembleia da categoria de Novo Mundo contou com a participação do secretário de Administração Nelcimar Alves de Lima, e da secretária municipal de Educação, Joelma Feitosa de Sousa Rosas.