Aula inaugural do Profuncionário é o recomeço de um projeto que precisa ser constante

Em seu discurso, o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira criticou a falta de interesse do executivo estadual em proporcionar a profissionalização, já que os cursos só foram viabilizados via emendas parlamentares.

Publicado: 03/04/2023 11:39 | Última modificação: 03/04/2023 11:39

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT

A aula inaugural dos cursos ofertados pelo Profuncionário, que visam a profissionalização dos funcionários de escola da rede pública de ensino em Mato Grosso, ocorreu no último sábado (01/04), no auditório Milton Figueiredo, anexo à Assembleia Legislativa do Estado.

Na cerimônia de abertura, o presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, celebrou a conquista dos educadores e ressaltou a luta do sindicato para que os cursos fossem ofertados. “Foram anos de intensas cobranças por parte do Sintep e de pessoas que já não estão mais entre nós, como a professora Joscilene Barboza, que era presidente do Sintep e faleceu em um acidente de trânsito ao voltar de uma atividade sindical no interior do estado. O companheiro Julio César Viana, que também perdeu a vida nesse acidente, também foi um grande personagem na luta por valorização dos educadores do estado, é por isso, que neste momento, não poderia deixar de render a eles a minha homenagem”, disse Valdeir.

Em seu discurso, o sindicalista ainda criticou a falta de interesse do executivo estadual em proporcionar a profissionalização dos trabalhadores da educação. “O poder público, durante todo esse tempo, ficou inerte nessa questão. Os cursos só foram viabilizados por meio de emendas parlamentares, e o governo do estado, mais uma vez se manteve omisso, uma vez que essa profissionalização também dá direito a esses trabalhadores, a receberem uma progressão salarial”, criticou Valdeir.

Sintep-MT
Autoridades políticas e representantes da educação durante cerimônia de abertura do Profuncionário 2023.

Representantes do Instituto Federal de Educação (IFMT), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), além de lideranças políticas, como a ex-deputada federal por Mato Grosso, professora Rosa Neide, que destinou verbas de emendas para a oferta dos cursos, e o senador da república Wellington Fagundes, também participaram da aula inaugural.

O secretário de Funcionários/as de Escola do Sintep-MT, Klebis Marciano, destacou a necessidade de que esses cursos se tornem uma política de estado. “Nossa luta é para que essa profissionalização seja constante e ofertada de maneira continuada aos trabalhadores da educação. Para que isso aconteça, esse projeto precisa ser levado à sério pelos gestores públicos, independentemente do governo. A valorização profissional precisa ser constante. Toda a sociedade ganha com isso, com a Educação Pública e seus trabalhadores sendo respeitados”, disse.

Profuncionário 2023

A oferta dos cursos do Profuncionário só foi viabilizada através de recursos provenientes de emendas parlamentares. Serão ofertadas 2.291 vagas, sendo 2.240 para a Secretaria de Estado de Educação – Seduc, e 51 vagas para Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade, distribuídas nos 19 campus. Os cursos serão ofertados na modalidade EaD (Ensino à Distância). São eles: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos.