Audiência Pública do Sintep em Rondonópolis debate fechamento de turmas nesta terça-feira

A audiência tem como objetivo trazer à mesa elementos importantes dos impactos dessa medida imposta pelo governo do estado na vida escolar de milhares de estudantes e também na carreira dos trabalhadores da educação, em especial, os pedagogos.

Publicado: 28/11/2022 17:01 | Última modificação: 28/11/2022 17:01

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Reprodução

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso em Rondonópolis convocou a comunidade escolar e os gestores da secretaria de educação do município para participarem de uma audiência pública nesta terça-feira (29), às 19h, no pátio da Escola Sagrado Coração de Jesus, para debater o processo de prefeiturização do ensino nos anos iniciais da educação básica.

A presidente da Subsede, Antônia Aparecida Oliveira, destacou que a audiência tem como objetivo trazer à mesa elementos importantes dos impactos dessa medida imposta pelo governo do estado - e aceita por diversos municípios, na vida escolar de milhares de estudantes e também na carreira dos trabalhadores da educação, em especial, os pedagogos.

Sintep-MT
Antônia Aparecida Oliveira, Presidente da subsede de Rondonópolis

“Nós sabemos que essa transferência de responsabilidade da oferta de matrículas dos anos iniciais, do estado para os municípios, tem sido feita sem nenhum planejamento e sem levar em conta os prejuízos que essa municipalização do ensino vai provocar. Existe uma incerteza muito grande por parte dos pais dos alunos e também dos profissionais da educação e essa audiência vai servir para elencar esses pontos e debater soluções para que, em breve, não tenhamos que vivenciar um caos na rede municipal de ensino”, disse.

A sindicalista ressaltou ainda que, entre a problemáticas colocadas nesse processo, está a falta de estrutura do município em assumir toda essa demanda de estudantes vindos da rede estadual, o que, fatalmente, irá precarizar o ensino e também a carreira do educador. “Não podemos simplesmente aceitar essa imposição do estado sem que haja um debate, sem que sejam apresentados os detalhes dessa transferência de matrículas e os impactos disso. A comunidade escolar tem o direito de participar dessa discussão e emitir seu parecer se aceita ou não”, disse Antônia.

Leia mais: Sintep-MT alerta que redimensionamento da Seduc eliminará postos de trabalho na educação

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, também participará da audiência fazendo uma explanação sobre como essa municipalização do ensino vai afetar diretamente os postos de trabalho de milhares de trabalhadores da educação em Mato Grosso. O prefeito da cidade, José Carlos do Pátio, bem como representantes de instituições como OAB, Conselho tutelar e Câmara Municipal também foram convidados para a reunião.

Veja aqui: O Decreto Legislativo nº 13 que visa suspender do Decreto estadual 723/2020, ainda não foi votado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Reprodução