Ato contra militarização de escolas e mostra de projetos


Saiba como foram as atividades extra-debates da CNTE no segundo dia de Conae 2024

Publicado: 30/01/2024 17:29 | Última modificação: 30/01/2024 17:29

Escrito por: Redação/CNTE

Renato Braga

Gritos e discursos contra a militarização das escolas de educação básica pública do país reverberaram pela Conae nesta segunda-feira (29). O ato promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) movimentou o grande público, contando com apoio de professores, demais trabalhadores/as da educação, estudantes, membros da sociedade civil e do poder público. Em apoio ao movimento, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) participou do ato e discursou em repúdio aos projetos que desconsideram a escola como lugar de enriquecimento do saber.

“Por parte do Governo Federal, não há mais financiamento (para implementação escolas civis militares), mas os estados que concordam com a proposta estão se mantendo com os nossos recursos. Isso é uma distorção total relacionada ao uso dos recursos destinados ao pagamento dos professores e do piso salarial, e por ser uma intervenção pedagógica terrível (...) o projeto pedagógico é um só, onde conta a organização curricular, a gestão, a avaliação e a participação de todos e de toda.”, relatou a senadora.

Segundo ela, tanto escolas Cívico-Militares, quanto o projeto de Homeschooling (Educação domiciliar) são projetos que negam a escola como um espaço de enriquecimento cultural, de troca de aprendizado e construção do conhecimento. “Nem Homeschooling, nem escola militar produzem cidadania”, reforçou.

Renato Braga
Roberto Leão, secretário de Relações Internacionais da CNTE

Roberto Leão, secretário de Relações Internacionais da CNTE, criticou também a forma que as Cívico-Militares proíbem os estudantes de se expressarem, indo totalmente na contramão do que uma escola democrática busca oferecer à sua comunidade.

“Transformam a população brasileira em um amontoado de robôs que pensam e agem da mesma forma, sem liberdade de escolhas”, disse.

Renato Braga
Marlei Fernandes, vice-presidente da CNTE

A vice-presidente da Confederação, Marlei Fernandes, mencionou que esse é um debate a ser apresentado na Jornada Latino Americana, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 22 e 24 de fevereiro. Na ocasião, será entregue uma espécie de dossiê feito por todas as entidades, denunciando governadores e prefeitos que continuam no processo de militarização das escolas públicas.

Renato Braga

Projetos transformadores da juventude educadora

O ciclo do primeiro concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”, da CNTE, finalizou com grande prestígio na Conae 2024. Quatro dos cinco vencedores estiveram em Brasília, nesta segunda-feira (29), e puderam apresentar para o grande público o impacto e os frutos de seus projetos na educação básica pública.

O momento foi a premiação recebida por cinco jovens trabalhadores em educação, de todas as regiões do país, que se destacaram por suas iniciativas de inclusão, emancipação e promoção dos direitos humanos nas escolas e/ou comunidade escolares

O concurso é idealizado pelo coletivo de juventude da CNTE e de suas entidades filiadas em 2023, e busca estabelecer uma aproximação e valorização dos trabalhadores da educação mais jovens.

“Acreditamos que muitos jovens trabalhadores na educação sabem que os projetos educacionais/sociais que estão envolvidos são formas de fortalecer a educação pública e de qualidade. O concurso é a nossa forma de dizer que a CNTE e seus sindicatos filiados estão na luta com esses educadores”, enfatizou Luiz Felipe Krehan, coordenador do coletivo da Juventude

Bruno Vital, que também coordena o Coletivo, acrescentou também que o concurso joga luz sobre como a juventude está mudando suas realidades por meio da educação.

“Além de criar a identidade e a demarcação etária da juventude, o concurso nos ajuda a dialogar com esse segmento e também nos aproximar desses/as trabalhadores/as, estando eles/as sócios ou não a nossas entidades.”

Conheça cada um dos projetos vencedores

REGIÃO NORTE - Tocantins

Professor: Jonas Gomes da Silva

Projeto: Práticas Experimentais de Física e Olimpíadas de Foguete

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REGIÃO NORDESTE - Piauí

Professor: Antonio Grasiane de Sá

Projeto: Bonecos do Bem

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REGIÃO CENTRO-OESTE - Distrito Federal

Educador: Jadson Reis de Sousa

Projeto: Entre diversidades e diferenças da 3 da Norte para o Mundo

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REGIÃO SUDESTE - São Paulo

Educadora: Samira Moreira Guergolett

Projeto: Tutoria pedagógica bilíngue

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REGIÃO SUL - Rio Grande do Sul

Educadora: Vitória Nicolini Nunes

Projeto: O Brasil que Jean-Baptiste Debret viu X o Brasil que nós vemos

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