Debates nos municípios antecedem o Encontro Estadual de Funcionários do Sintep-MT, em abril


A região Noroeste do estado, realiza a partir de sábado, dia 16, os encontros municipais de funcionárias/os da educação pública.

Publicado: 12/03/2024 17:26 | Última modificação: 12/03/2024 17:26

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

Na agenda regional estão programados encontros em Juína, Castanheira e Brasnorte no mesmo dia, 16 de março. Na segunda-feira (18/03) será em Cotriguaçu, na terça (19/03) em Juruena, dia 20/03 em Aripuanã, e dia 21/03 em Colniza. O calendário de debates antecipa o VII Encontro Estadual de Funcionárias/os da Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que acontece nos dias 5, 6 e 7 de abril, em Cuiabá.

 

Sintep-MT

Os debates terão como foco a organização e fortalecimento das defesas do segmento de funcionárias/os de escolas abrangendo as áreas de Técnicos em Gestão Escolar, Multimeios, Infraestrutura, Nutrição, Auxiliar de Sala ou Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Transporte Escolar, vigias e os cuidadores de estudantes com deficiência, sendo filiados e não filiadas da rede Pública Estadual e Municipal de educação. 

O caderno de texto, base para os debates nas redes municipais, traz referências para que os participantes das etapas municipais dialoguem e destaquem a partir da realidade de cada município as propostas encaminhadas à etapa estadual. O debate é feito com base nas defesas históricas do Sintep-MT, as quais pontua mecanismos para a melhoria da qualidade da educação pública, com participação das funcionárias e dos funcionários de escola, que têm papel relevante na construção da formação dos estudantes. 

Já na justificativa do encontro é esclarecido que a busca pela qualidade da educação, passa por ações efetivas de valorização da profissão do educador, entendida não apenas por questões remuneratórias, mas incluído também: carreira digna com tempo disponível na carga horária de trabalho remunerado, para a realização de atividades de planejamento; concurso público; formação inicial e continuada; condições adequadas de trabalho; reconhecimento social; dignidade profissional; infraestrutura adequada às necessidades contemporâneas e mecanismos de gestão democrática que possibilitem à comunidade escolar a construção de projetos político-pedagógicos com participação nas decisões escolares.

Reprodução
Carlito Pereira da Rocha, Diretor Regional Noroeste, Vale do Juruena

 

Para o diretor da regional Noroeste, Carlito Rocha, diante da atual conjuntura desafiadora, é preciso muita mobilização e luta para assegurar os direitos da categoria. “As prefeituras e o governo do Estado têm promovido verdadeiros ataques à carreira prejudicando o segmento, ao tentar invisibilizar a atuação dos/das funcionárias/os, negado o direito a formação específica, valorização salarial, ingresso por concurso público. Medidas que devem ser combatidas e ao mesmo tempo reafirmar os direitos”, conclui.

ACESSE AQUI OS MATERIAIS  DO VII ENCONTRO ESTADUAL DE FUNCIONÁRIAS/OS DA EDUCAÇÃO DO SINTEP-MT


 *atualizada