Assembleia Geral do Sintep-MT debaterá luta pela valorização salarial na rede estadual


A campanha salarial foi um dos pontos deliberados no Conselho de Representantes para enfrentamento ao governo Mauro Mendes

Publicado: 20/03/2022 16:33 | Última modificação: 20/03/2022 16:33

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

O Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) após dois dias de debates - 19 e 20 de março – encaminha às pautas a serem deliberadas em Assembleia Geral da rede estadual, amanhã (21/03), às 14h, na frente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), em Cuiabá. A valorização salarial, a profissionalização de funcionários e desmonte da educação na rede estadual estarão em debate na plenária.

A defesa pelo pagamento de, no mínimo, 21,51% de recomposição do piso salarial estadual, para se chegar ao Piso Salarial Profissional Nacional, que é de R$ 3.845,63, em 2022.  E, as ofertas do Profuncionário, assim como o desmonte promovido pelo governo Mauro Mendes, nas políticas educacionais, ganharam foco nas discussões dos trabalhadores da educação de todas as regionais. 

Foram citados os desafios do Ensino Médio, e o processo de atribuição de classe/aulas na rede estadual, que deixou trabalhadores da educação desempregados, estudantes sem aulas e escolas sem profissionais.

A segunda edição do Conselho de Representantes em 2022 teve uma importância diferenciada. O destaque está em ser um ano eleitoral duplo, com definição da nova diretoria do Sintep-MT, triênio 2022/2025 e eleições majoritárias no país, com renovação de presidente e governadores, entre os quais o de Mato Grosso, Mauro Mendes. 

Os debates anteciparam ainda, o prazo (2 de abril) para que os trabalhadores da educação da rede estadual consigam ter encaminhada a pauta da recomposição salarial. A data é o limite para que o governo do estado apresente uma resposta à categoria e faça os encaminhamentos para assegurar o mínimo da correção do piso salarial da rede estadual ao Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

“Diferente do que é noticiado na imprensa, o governador não apresenta uma agenda para se reunir com o movimento sindical e discutir as pautas que são prioritárias para as categorias. Nas questões educacionais cobramos o debate sobre a valorização dos trabalhadores”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira