Assembleia do Sintep/Jauru deliberar greve por tempo indeterminado na rede municipal


Trabalhadores da educação exigem o cumprimento da correção salarial conforme determina a Lei do Piso Salarial Nacional (nº 11.738/2008)

Publicado: 16/03/2022 15:20 | Última modificação: 16/03/2022 15:20

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Jauru
Ato nas ruas comunica a população sobre decisão de paralisação na rede municipal na próxima semana

Os trabalhadores da educação da rede municipal de Jauru (420 km a oeste da Capital de MT) deliberam indicativo de greve, a partir do dia 23/03, deixando em aberto o diálogo para novas rodadas de negociações com a prefeitura. A defesa da categoria é o cumprimento da correção salarial de 33,24% conforme estabelece a Lei 11.738/2008 (Piso Salarial Profissional Nacional). A decisão foi definida em Assembleia Geral, realizada ontem (15/03), pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Jauru.

O comunicado feito pela presidente do Sintep/Jauru, Eurides Souza Ramos, esclarece que a categoria deliberou a greve por tempo indeterminado em rejeição à proposta apresentada pelo prefeito Valdeci José de Souza, ontem, durante audiência realizada após paralisação de quatro dias de paralisação de alerta.

Mobilização de quatro dias, alerta sobre as cobranças dos profissionais da educação

Na reunião com o gestor municipal foi apresentada a proposta do repasse de 2% nos salários a partir de março. Proposta essa recusada pelos trabalhadores da educação, que exigem a correção conforme determina a Lei 11.738/2008. 

“Esse novo percentual se somaria aos 10,16%, pagos em janeiro. Na ocasião, o prefeito deu o mesmo valor como Revisão Geral Anual a todos os servidores. Contudo,  p decreto do repasse para a educação, destacou não se tratar de RGA, mas sim recomposição dos salários”, relata Eurides Ramos,. 

Assembleia dos trabalhadores da rede municipal cobra cumprimento da recomposição de 33,24% do piso salarial

Para a categoria não existe argumento para o descumprimento do direito constitucional e da recomposição de 33,24%, com recursos assegurados na correção do Valor Aluno/Ano, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), para 2022. “Aguardaremos novas negociações ou permaneceremos paralisados por tempo indeterminado”, concluiu.

Presidente da subsede do Sintep/Jauru, Eurides Ramos, faz o relato da decisão da assembleia