Arraiá da Resistência do Sintep-MT celebra a força e a união da categoria
Uma grande festa com filiados e convidados de várias regiões do estado marca os 59 anos da entidade
Publicado: 01/07/2024 16:40 | Última modificação: 01/07/2024 16:40
Escrito por: Roseli Riechelmann
Um grande cenário junino reuniu na noite de sábado (29/06) no Arraiá da Resistência do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, cerca de 1500 pessoas. A quermesse em comemoração aos 59 anos da entidade teve início com a banda Flavinho Assis & Jefferson Talles, que apresentou um repertório limpa banco.
A comemoração, com participação de filiados de diferentes regiões do estado e até mesmo membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), reuniu as famílias para um momento de confraternização e brinde à maior entidade sindical de Mato Grosso. Uma grande festa com música, comidas típicas, quadrilha e muita diversão para as crianças e até feira de artesanato.
A festa dia 29 de junho representa um marco da organização política da entidade e sua resistência ao longo dos anos. “O aniversário do Sintep-MT e também data da posse das legislaturas, é um momento histórico para a entidade sindical”, destacou.
A professora Loeni Regina Fernandes de Arruda, de Poconé, participou pela primeira vez do Arraiá do Sintep-MT, após ter ouvido sobre o sucesso de edições passadas. Dessa vez, veio e trouxe filha e neto para aproveitarem a festa em família. Sindicalizada há 24 anos, comemora o crescimento da entidade enquanto espaço político de luta da categoria, bem como, toda a estrutura que proporciona aos filiados.
“O Sintep-MT sempre foi uma trincheira de luta em Mato Grosso. Quando eu comecei a participar vinha de Alta Floresta, depois Matupá, para participar das manifestações, assembleias, greve, realizadas em Cuiabá. O sindicato nunca deixou essa frente de luta, se mantém forte e ativo, convocando a categoria”, ressalta o professor aposentado Dimas dos Santos Martins.
“Esse sindicato me representa, sempre esteve ao lado do trabalhador. Me filiei em 1982, em Arenápolis e apesar dos desafios atuais, nós mantemos combativos. Ninguém ousa dizer que somos um sindicato fraco”, comemora o professor aposentado Sebastião Marques, de Várzea Grande.
No espaço de comemoração, Rayza Gabriele, de 4 anos, aguardava com expectativa a hora em que ia dançar. Segundo ela, a festa estava ‘maravilhosa’, disse, depois de passar no pula-pula, desfrutar do algodão doce e correr para a pista de dança, gingando em todos os ritmos apresentados.
Duas bandas tocaram durante a noite “Flavinho Assis & Jefferson Talles" e "Os Amigos”. Os músicos Flavinho e Jefferson tocaram no Arraiá do Sintep-MT pela segunda vez. Este ano apresentou o projeto Brasilidades Mistura de Ritmos, com o qual fizeram uma turnê por vários estados, levando o forró, xote, pagode, lambadão e rasqueado.
Um dos marcos da festa, após os parabéns de aniversário, foi apresentação da quadrilha "Raízes de Santo Antônio”. Formada por 11 casais, com idades a partir dos 17 anos, que se organizam a partir dos fundadores Adrielly Tereza Padilha e Carlos Eduardo Silva Guimarães. Dois jovens que iniciaram o grupo há um ano e agora buscam a profissionalização com apresentações, para além do espaço da Paróquia Santo Antônio, onde tudo começou. Na mostra trouxeram coreografias que modernizam a clássica dança junina, com muita animação.
Veja todas as fotos no Facebook do Sintep-MT