Arraiá da Resistência do Sintep-MT celebra a força e a união da categoria

Uma grande festa com filiados e convidados de várias regiões do estado marca os 59 anos da entidade

Publicado: 01/07/2024 16:40 | Última modificação: 01/07/2024 16:40

Sintep-MT/Valdeir de Sousa
A apresentação da quadrilha "Raízes de Santo Antônio” animou todos os participantes com o ritmo junino

Um grande cenário junino reuniu na noite de sábado (29/06) no Arraiá da Resistência do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, cerca de 1500 pessoas. A quermesse em comemoração aos 59 anos da entidade teve início com a banda Flavinho Assis & Jefferson Talles, que apresentou um repertório limpa banco.

A comemoração, com participação de filiados de diferentes regiões do estado e até mesmo membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), reuniu as famílias para um momento de confraternização e brinde à maior entidade sindical de Mato Grosso. Uma grande festa com música, comidas típicas, quadrilha e muita diversão para as crianças e até feira de artesanato.

Sintep-MT/Valdeir de Sousa
O presidenrte do Sintep-MT, Valdeir Pereira, ao lado do presidente da CUT-MT, Henrique Lopes, e do representante da CUT Brasil, Ariovaldo Camargo

A festa dia 29 de junho representa um marco da organização política da entidade e sua resistência ao longo dos anos. “O aniversário do Sintep-MT e também data da posse das legislaturas, é um momento histórico para a entidade sindical”, destacou.

A professora Loeni Regina Fernandes de Arruda, de Poconé, participou pela primeira vez do Arraiá do Sintep-MT, após ter ouvido sobre o sucesso de edições passadas. Dessa vez, veio e trouxe filha e neto para aproveitarem a festa em família. Sindicalizada há 24 anos, comemora o crescimento da entidade enquanto espaço político de luta da categoria, bem como, toda a estrutura que proporciona aos filiados.

Sintep-MT/Jadson Oliveira
A professora participa pela primeira vez do Arraiá do Sintep-MT com o neto, que veio participar das festividades

“O Sintep-MT sempre foi uma trincheira de luta em Mato Grosso. Quando eu comecei a participar vinha de Alta Floresta, depois Matupá, para participar das manifestações, assembleias, greve, realizadas em Cuiabá. O sindicato nunca deixou essa frente de luta, se mantém forte e ativo, convocando a categoria”, ressalta o professor aposentado Dimas dos Santos Martins.

“Esse sindicato me representa, sempre esteve ao lado do trabalhador. Me filiei em 1982, em Arenápolis e apesar dos desafios atuais, nós mantemos combativos. Ninguém ousa dizer que somos um sindicato fraco”, comemora o professor aposentado Sebastião Marques, de Várzea Grande.

Professor aposentado e militante ativo do Sintep-MT, Dimas Martins

No espaço de comemoração, Rayza Gabriele, de 4 anos, aguardava com expectativa a hora em que ia dançar. Segundo ela, a festa estava ‘maravilhosa’, disse, depois de passar no pula-pula, desfrutar do algodão doce e correr para a pista de dança, gingando em todos os ritmos apresentados.

Sintep-MT/Jadson Oliveira
Raysa, acompanhada da mãe, aproveitando tudo que tinha direito na festa de aniversário do Sintep-MT

Duas bandas tocaram durante a noite “Flavinho Assis & Jefferson Talles" e "Os Amigos”. Os músicos Flavinho e Jefferson tocaram no Arraiá do Sintep-MT pela segunda vez. Este ano apresentou o projeto Brasilidades Mistura de Ritmos, com o qual fizeram uma turnê por vários estados, levando o forró, xote, pagode, lambadão e rasqueado.

Sintep-MT/Valdeir de Sousa
 A dupla Flavinho Assis & Jefferson Talles e banda se encarregaram de fazer todos dançarem

Um dos marcos da festa, após os parabéns de aniversário, foi apresentação da quadrilha "Raízes de Santo Antônio”. Formada por 11 casais, com idades a partir dos 17 anos, que se organizam a partir dos fundadores Adrielly Tereza Padilha e Carlos Eduardo Silva Guimarães. Dois jovens que iniciaram o grupo há um ano e agora buscam a profissionalização com apresentações, para além do espaço da Paróquia Santo Antônio, onde tudo começou. Na mostra trouxeram coreografias que modernizam a clássica dança junina, com muita animação.

Sintep-MT/Valdeir de Sousa
Quadrilha "Raízes de Santo Antônio”

Veja todas as fotos no Facebook do Sintep-MT