Após Sintep-MT acionar Ministério Público, Prefeitura de Sinop suspende aulas presenciais

Um dia após o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso acionar o Ministério Público Estadual afim de obter a suspenção das atividades presenciais nas unidades de ensino do município de Sinop-MT (a 600 km de Cuiabá), a prefeitura decidiu estabelecer o ensino de maneira exclusivamente na modalidade on-line, até o final deste mês

Publicado: 19/03/2021 13:42 | Última modificação: 19/03/2021 13:42

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Trecho do documento enviado às unidades escolares, assinado pela secretária de educação, Esporte e Cultura de Sinop, Sandra Donato, diz: “A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura informa que diante do cenário epidemiológico e da avaliação feita junto aos Gestores das Unidades Escolares que estão atendendo presencialmente, decide que no período de 18/03/2021 a 31/03/2021 as aulas deverão acontecer 100% (cem por cento) on-line em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Sendo assim informamos que os profissionais estão autorizados a adotar o regime de revezamento presencial com teletrabalho”.

A presidente do Sintep Subsede Sinop, Maria Aparecida Lopes Moreira, disse que desde o início do ano já havia enviado dois ofícios à secretaria de educação do município e tendo em outras oportunidades, conversado por telefone com a gestora da pasta, que até então, havia se mostrado irredutível em atender o pedido dos trabalhadores para que as atividades fossem de maneira remota. “Ficamos tristes que tenha sido necessária a intervenção do Ministério Público do Estado. Existe um discurso falso de que o servidor não quer trabalhar, mas a realidade é que temos visto nossos colegas adoecerem e alguns até mesmo perderem a vida, e da mesma forma pode acontecer com estudantes e suas famílias. Esse momento é de priorizar a vida, até mesmo porque morto não estuda”, disse a presidente da subsede.

O presidente do Sintep-MT, que também é diretor da subsede em Sinop, Valdeir Pereira, vê como importante a decisão. “Embora tivemos que apelar para o Ministério Público, tendo pedido a responsabilização civil e criminal dos gestores por colocar trabalhadores da educação e estudantes em risco, agora podemos respirar um pouco mais aliviados por saber que vidas não estarão mais expostas dessa forma. Apesar disso, a situação ainda requer vigilância e cuidado”, disse.

O sindicalista criticou, no entanto, a irresponsabilidade da prefeitura até a suspensão das aulas. “A questão é que, mesmo que as atividades tenham sido suspensas e essa medida passe a valer a partir de amanhã, dia 18, ainda assim, muitos educadores, inclusive do grupo de risco já foram expostos a contaminação nesses dias”, lamentou o sindicalista.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, até esta quarta-feira (17/03), 6.394 pessoas já perderam a batalha para a Covid-19 no estado, sendo que 86 mortes foram notificadas nas últimas 24 horas.

O Sintep-MT reafirma seu posicionamento pelo retorno das aulas presenciais somente após a imunização em massa da população. Vacina para todos já!

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.