Após pressão da categoria, AL sinaliza pautar projeto que trata da RGA dos servidores

O coordenador do Fórum Sindical de Mato Grosso, Valdeir Pereira, que também é presidente do Sintep-MT, destacou a necessidade de um posicionamento dos deputados e deputada quanto ao calote da RGA.

Publicado: 27/05/2022 10:51 | Última modificação: 27/05/2022 10:51

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT

A manifestação dos servidores públicos na última quarta-feira (25), para cobrar uma posição dos parlamentares quanto ao pagamento retroativo da Revisão Geral Anual (RGA), atrasada desde 2018, parece ter surtido efeito. O projeto que trata do pagamento da correção salarial do funcionalismo público de Mato Grosso deverá entrar na pauta de votação na quarta-feira que vem (01/06), na Assembleia Legislativa. A afirmação foi feita pelo presidente de casa Deputado Eduardo Botelho e um dos deputados resistentes  a pauta devido o seu alinhamento político com Governador Mauro Mendes.

Sintep-MT

Os servidores públicos de Mato Grosso realizaram uma grande manifestação no parlamento estadual e acompanharam toda a sessão plenária que votou mais de 40 vetos do governador Mauro Mendes. No entanto, o presidente da Assembleia já havia manifestado que não colocaria em pauta o projeto da RGA.

Diante disso, e com um cenário econômico de uma inflação galopante, os servidores públicos se mobilizaram e lotaram a galeria da Assembleia entoando gritos de ordem e protesto. Segundo Orlando Francisco, dirigente do Sintep-MT e do Fórum Sindical, a RGA nada mais é do que uma correção salarial. “Nós não estamos falando em aumento e sim de correção. O governo do estado concedeu 7% de correção, sendo que a inflação do ano passado passou dos 10%. Ele mesmo diz que tem mais de 7 bilhões em caixa, então fica evidente que ele está fazendo uma ‘poupança’ forçada sacrificando o servidor público e até mesmo os aposentados e pensionistas”, disse.

O professor Nusa Amorin, da rede pública estadual, que participou da manifestação, desabafa. “O nosso salário está corroído pela inflação. O mês parece que nunca acaba; a gente vai no supermercado e não consegue comprar nem mesmo o básico para nossa alimentação. Que governo é esse que diz que tem dinheiro, que está no azul, mas que não trata com respeito o servidor público?”, questionou.

Sintep-MT
Valdeir Pereira, coordenador do Fórum Sindical durante manifestação em frente à Assembleia Legislativa de MT.

O coordenador do Fórum Sindical de Mato Grosso, Valdeir Pereira, que também é presidente do Sintep-MT, destacou a necessidade de um posicionamento dos deputados e deputada. “Não podemos ter um parlamento que se curva às vontades do governador. Temos que ter o nosso direito ao reajuste assegurado e, para isso, os parlamentares precisam se posicionar de maneira firme. Nossa expectativa, agora, é que tenhamos esse projeto que trata do pagamento da RGA colocado em pauta na próxima sessão e que essa injustiça com os trabalhadores públicos seja corrigida”, finalizou Valdeir.