Após debate virtual com aposentados, Sintep-MT define agenda de lutas contra confisco

Coletivo de aposentados buscarão atuação e apoio do governo federal

Publicado: 23/06/2023 15:18 | Última modificação: 23/06/2023 15:18

Sintep-MT

Em reunião virtual com coletivo de aposentados da educação estadual, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Professor Valdeir Pereira, reafirmou a necessidade de ações mais duras para a reversão do confisco de 14% das aposentadorias e pensões dos educadores. “A categoria está entre as que recebem os menores salários do executivo estadual, portanto, as mais atingidas pelo confisco das aposentadorias e pensões”, ressaltou durante o encontro ontem (22/06).

O diálogo contou com os aposentados que discutiram sobre as atividades realizadas pelo Sintep-MT e traçou novas estratégias em defesa da luta e pelo fim do confisco. Uma das ações será acompanhar a atuação do Conselho de Previdência do MTPrev, a começar no dia 29 de junho/2023. E ainda, insistir nos diálogos com os parlamentares Estaduais, federais e senadores para o apoio para reverter a situação do confisco, que tem penalizado milhares de famílias no estado.

Sintep-MT
Doálogo entre comissão de aposentados com o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, e equipe do MTPrev

A ações preveem protocolo de documento à presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, que estará em Cuiabá, na sede do Sintep-MT, nesta sexta-feira (23/06). O ofício deverá registrar a indignação dos aposentados que tem sido ignorado pelo Governador Mauro Mendes e sua base aliada quanto ao debate necessário pelo fim do confisco das aposentadorias e pensões. A denúncia deverá chegar aos ministros e presidente da república porque aparentemente desconhecem que aposentados e pensionistas estão com seus benefícios confiscados pelo governo.

O documento contém a queixa endereçada ao partido do presidente Lula e ao Ministro da Previdência, pelo desrespeito do governo estadual aos servidores aposentados de Mato Grosso. Conforme o coletivo, o governo federal tem compromissos sociais, é preciso que o governo federal faça a intermediação pelos aposentados, em uma das diversas audiências que concede ao governador Mauro Mendes.

Os apontamentos e encaminhamentos da reunião do coletivo de aposentados e aposentadas do Sintep-MT deliberou também agenda de mobilização na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para o mês de agosto, assim como uma agenda nacional, no mesmo mês, com atividades de trabalho em Brasília, com representações do segmento na busca de apoio e publicização social sobre a perversidade que o estado mais rico do país aplica sobre os mais vulneráveis de sua população.