Após cobrança, Seduc promete marcar audiência com direção do Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) protocolou nesta terça-feira (22/06) na Secretaria de Educação do Estado (Seduc-MT), mais um ofício, desta vez, solicitando que a audiência entre as partes para debater diversas pautas da Educação Pública Estadual seja marcada com antecedência mínima de três dias e que contemple, de fato, o colegiado deliberativo do sindicato

Publicado: 26/06/2021 21:45 | Última modificação: 26/06/2021 21:45

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT

O ofício desta terça se deu, principalmente porque, após 11 ofícios anteriores solicitando uma audiência com a Seduc, os quais ficaram sem resposta, a secretaria se manifestou na noite de ontem (21/06), marcando a “audiência” para esta terça à tarde, e restringindo a participação dos membros do sindicato a três pessoas.

Trecho do documento protocolado hoje na Seduc pelo Sintep-MT diz: “informamos da impossibilidade de participação na audiência chamada para o dia 22/06/2021 às 15hs considerando que a direção deste sindicato é composta por 47 (quarenta e sete diretores) residentes em diversas regiões do Estado de Mato Grosso. Portanto, para uma reunião presencial é necessário que esta seja marcada com uma antecedência de no mínimo 3 dias, para garantir a organização, planejamento e participação de todos os dirigentes do Sindicato. Como já é de conhecimento, desta secretaria, o Sintep-MT não participa isoladamente, como determinado pela SEDUC/GOVERNO, com alguns diretores para tratar das pautas de reivindicações da categoria”.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou ainda que a Seduc não tem uma definição de agenda permanente com o Sintep e é essa é uma cobrança do sindicato a fim de garantir transparência à categoria e organização da entidade sindical. Segundo já acordado com a Secretária anterior, as reuniões deveriam ser permanentes, mas desde dezembro do ano passado não acontecem. “Essa falta de diálogo por parte da Seduc tem deixado uma grande demanda represada e esse fato se agrava ainda mais quando levamos em consideração o momento de pandemia, onde a necessidade de avançarmos e trabalharmos por uma educação de qualidade se faz urgente”, disse Valdeir.

O ofício protocolado nesta terça desmarcou a reunião restrita proposta pela Seduc e trouxe sugestões. “Salientamos que dentro da estrutura do Governo do Estado há ambientes (espaços) em que é possível o recebimento de toda a direção deste sindicato, se a opção for realmente reuniões presenciais. Mas, também sabemos ser possível que ocorram reuniões virtuais ou híbridas que possibilitarão a participação de todos os diretores no processo de discussão. Não obstante, sugerimos que seja destinado um tempo maior para as discussões das pautas educacionais, valorização e outras de interesse da categoria. Assim como, existe a necessidade de apresentação de uma agenda de reuniões ao longo do ano de 2021. Por sinal, estamos cobrando a apresentação dessa agenda desde dezembro de 2020”, diz outro trecho do documento.

Ao final da reunião, representantes da secretaria fizeram a promessa de que vão remarcar a audiência com antecedência e que, desta vez, não delimitarão a apenas 3 representantes sindicais.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.