Aniversário de 57 anos do Sintep-MT é comemorado com grande Arraiá da categoria

Participaram da comemoração dos 57 anos de fundação do Sintep-MT, trabalhadores da educação de diversos municípios de Mato Grosso.

Publicado: 04/07/2022 19:35 | Última modificação: 04/07/2022 19:35

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT

Celebração e muita alegria. Foi assim o Arraiá do Sintep em comemoração aos 57 anos de existência do sindicato que representa os Trabalhadores da Educação no Ensino Público de Mato Grosso. A festa realizada pela entidade de Classe na sede central no último sábado (02/07) foi um dia de rever amigos e também de lembrar dos desafios que vem pela frente.

>>>ASSISTA AO VÍDEO DA CONFRATERNIZAÇÃO AQUI<<<

O presidente eleito para a gestão 2022-2025, Valdeir Pereira, destacou a relevância do momento. “Essa festa é muito significativa, principalmente após essa crise sanitária com a pandemia da Covid-19, onde nós perdemos muitos amigos e companheiros de luta. Perdemos também pessoas importantes que fizeram parte da história do Sintep, em acidentes trágicos, como a nossa querida Jocilene, que era a presidente, nosso saudoso Júlio Cesar Viana e por último e mais recente, nossa companheira Sidinei Cardoso. Não tem como falar da celebração dos 57 anos do sindicato sem mencionar essas pessoas. Hoje é um momento de comemorar a existência do sindicato e também de celebrar a vida e fazer valer todo o esforço daqueles e daquelas que já partiram, e que tanto contribuíram com o que o Sintep é hoje”, disse Valdeir.

Sintep-MT
Presidente do Sintep,Valdeir Pereira, a dirigente Edna Manhic e filiado em momento de confraternização.

Participaram da comemoração, trabalhadores da educação de diversos municípios de Mato Grosso. A professora Núbia Avelino, por exemplo, que atua na Subsede de Nobres, falou da importância do Sintep na vida dos educadores. “Nós temos muito orgulho de fazer parte deste sindicato. Estamos sempre participando das atividades e tudo isso só agregou para nós, enquanto trabalhadores da educação. Aqui é o nosso apoio, é onde a gente busca forças para buscar melhores condições de trabalho e uma remuneração digna”, disse.

O Richard de Souza, não é trabalhador da educação, mas a história do Sintep faz parte da sua história de vida. Ele, que fez questão de participar da festa, é filho do professor Jocelito Eraldo de Souza, de 67 anos, que foi o primeiro professor de Mato Grosso a perder a vida para a Covid-19. “A morte do meu pai ainda dói. Eu fiz questão de vir nessa celebração porque eu cresci vendo meu pai participar das atividades do Sintep. Eu via a paixão dele pelo papel que o sindicato exerce e muitas vezes, participei com ele dessas manifestações por uma educação pública de qualidade. Então, para ele, era uma hora fazer parte e sei que as conquistas coletivas, tem parte da contribuição dele”, disse.

Sintep-MT
O Arraiá do aniversário foi na sede central em Cuiabá.

A vice-presidente do sindicato, Leliane Borges, também citou o papel representativo do Sintep Mato Grosso. “São 57 anos de muita resistência e de esforços onde a categoria colheu os frutos. Foram muitas conquistas que só foram possíveis porque a categoria se uniu e fez o enfrentamento. Nós estamos num momento político muito crítico no país, onde, mais do que lutar por novos direitos, temos que resistir para que, o que foi conquistado até aqui, não seja destruído. Então eu sei que nesses próximos anos, temos um desafio ainda maior pela frente, e que juntos, nós vamos mostrar a força do servidor público da educação”, disse.

A secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, citou a contribuição do Sintep Mato Grosso na criação de políticas públicas para a educação e que ganharam projeção nacional e internacional. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte deste sindicato que é um dos mais atuantes do Brasil. Aqui é o berço, é o nascedouro de políticas públicas como a de formação de funcionários, que é uma referência no Brasil e também internacionalmente reconhecida. Temos um sindicato que une, que agrega e que valoriza cada trabalhador da educação, desde aquele que está dentro da sala de aula, até o que está no chão da escola, todos, igualmente com seu valor reconhecido. Isso faz toda a diferença e com certeza, é um dos pilares que tornam a história do Sintep, uma história de sucesso”, destacou a sindicalista.

Sintep-MT
Decoração na rua em frente à sede do Sindicato, durante festa dos 57 anos.

Durante a festa, encontramos personagens como a dona Georgina Defensora da Silva, que aos 80 anos, integra a subsede de Várzea Grande. Ela viu o nascimento do sindicato, quando ainda era uma Associação. “Eu vi tudo isso nascer e ainda hoje, faço questão de fazer parte das atividades sindicais. Eu quero deixar essa mensagem para essa nova geração, que some forças junto ao sindicato, porque é ele que defende os direitos da categoria. Eu estou aqui até hoje com muita honra e muito orgulho, por isso não poderia deixar de vir a essa festa celebrar esses 57 anos de Sintep, que também fazem parte da minha história profissional e de vida”, disse a educadora.

>> VEJA AS FOTOS DA CONFRATERNIZAÇÃO AQUI <<