Acampamento da Resistência terá educadores unidos pela valorização da carreira


“Mato Grosso Cresce e os Educadores Empobrecem! Assim Não Dá” tema que reunirá profissionais da educação de várias regiões do estado durante cinco dias num camping urbano na praça do TRT, em Cuiabá.

Publicado: 11/07/2024 16:29 | Última modificação: 11/07/2024 16:29

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza um grande encontro com profissionais da rede estadual entre os dias 15 a 19 de julho, em Cuiabá, no Acampamento da Resistência. Um camping urbano que será montado na praça do Tribunal Regional Eleitoral (TRT), em frente ao Shopping Pantanal, na avenida do CPA, dando continuidade às mobilizações da categoria neste ano, exigindo o atendimento das pautas salariais e de direitos na rede estadual. O espaço será preenchido de barracas onde os educadores permanecerão durante cinco dias para dar visibilidade à agenda contra o desmonte da educação pública no governo Mauro Mendes.

Diferentemente da ação dos escoteiros, o acampamento da educação não terá fogareiro, trilhas, mata fechada, ou pernoite ao luar. O espaço será um ponto de referência da mobilização com o tema Mato Grosso Cresce e os/as educadores empobrecem! ASSIM NÃO DÁ!” . No espaço uma grande tenda estará montada para a luta por um futuro mais digno para os profissionais da educação e suas famílias, tendo como objetivo o desafio para resgatar a valorização profissional.

Os educadores virão de várias regiões do estado participar da resistência por melhores condições de trabalho e valorização salarial. No camping serão servidas refeições, e na grande tenda montada no espaço serão realizadas as conferências com participação de representante de movimento sociais, sobre temas envolvendo pautas feministas, diversidade, políticas educacionais, com convidados da cena mato-grossense e de fora dela. 

A programação contará com atividades locais e também externa. Os participantes estarão identificados com camiseta em que se destaca a pauta de luta da categoria; valorização e respeito, levando a manifestação para vários pontos da cidade e municípios vizinhos. Durante os cinco dias a agenda incluirá também um show da dupla de comediantes Nico e Lau, entre outras atividades culturais.

*atualizada 12/07