A sociedade brasileira perde uma destacada ativista da luta quilombola!

Mais uma mulher negra que buscava justiça e reparação social é brutalmente assassinada!

Publicado: 19/08/2023 09:31 | Última modificação: 19/08/2023 09:31

Escrito por: Redação/CNTE

DIVULGAÇÃO CONAQ

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação vem a público expressar o seu profundo pesar e indignação diante o assassinato da líder religiosa e ativista social Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete. Ocorrido na última quinta-feira, 17 de agosto, o crime aconteceu seis anos após a execução de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos (Binho do Quilombo), que também era uma liderança quilombola na região.

A crueldade com que Mãe Bernadete, de 72 anos, teve sua vida ceifada, com disparos à queima-roupa, torna o crime ainda mais bárbaro e exige rápida e firme resposta das autoridades na identificação e punição aos responsáveis. A sociedade também deve se mobilizar na reafirmação da luta por paz e pelo direito à terra, contra o racismo e a intolerância religiosa.

Como líder religiosa e do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Mãe Bernadete era coordenadora da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) e foi secretária de Igualdade Racial do município de Simões Filho.

Fez de sua vida uma permanente luta por direitos, na demarcação das terras quilombolas, na defesa dos povos de terreiro, contra a violência e o racismo religioso. Ela foi uma liderança combativa,comprometida com o bem viver para o seu povo.

Não podemos permitir que esse caso se torne mais um exemplo da impunidade que permeia nosso sistema de justiça. Mãe Bernadete representava força, resistência e determinação para sua comunidade e para todos/as que a conheciam. Sua luta deve ser lembrada e honrada, e isso só podeser alcançado através da justiça.

Nós, da CNTE, em honra à memória da Mãe Bernadete, sua vida e sua luta, prestamos toda a nossa solidariedade aos familiares, amigos e à Comunidade Quilombola Pitanga que, enlutados por essa grande perda, nos somamos a essa imensa dor! Exigimos justiça!

Ialorixá Mãe Bernadete, presente!

Brasília, 18 de agosto de 2023.

Direção Executiva da CNTE