8º Prêmio Ruth Marques prestigia o protagonismo das mulheres do passado e do presente

Evento organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) concedeu o prêmio na categoria em vida à indicada pelo Sintep-MT, e homenageou também a indicação na categoria in memoriam, à professora Marília Ortiz Cortez.

Publicado: 08/08/2023 14:44 | Última modificação: 08/08/2023 14:44

Sintep-MT/ Francisco Alves
Conselheiras do CEDM durante a entrega do prêmio a professora Rosa Neide Sandes de Almeida

O protagonismo das mulheres educadoras foi destaque ontem (07/08) na 8ª edição do Prêmio Ruth Marques Corrêa da Costa, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT). O evento, organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), concedeu o prêmio na categoria em vida ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). Na categoria de premiação in memoriam, a homenageada foi Adriana Catelli, representante do MTMama, falecida no ano passado. Também na mesma categoria, a professora Marília Ortiz Cortez recebeu uma homenagem (também indicada pelo Sintep-MT).

Sintep-MT/ Francisco Alves
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, ao lado da irmã da professora Marília Ortiz Cortez, que mesmo não levando o prêmio foi contemplada com homenagem póstuma por seu ativismo na luta das mulheres

A cerimônia de premiação e homenagem foi precedida por um seminário que comemorou os 17 anos da Lei Maria da Penha. As conselheiras do CEDM, a defensora pública Rosana Leite e a delegada Jozirlethe Magalhães Criveletto, apresentaram a evolução das políticas para as mulheres desde a implementação da legislação, discutindo os avanços ao longo dos anos e enfatizando os desafios na implementação de políticas estaduais que alcancem além da região de Cuiabá/Várzea Grande, a fim de garantir uma proteção efetiva às mulheres vítimas de violência em todo o estado.

De acordo com o anuário produzido pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM) em 2023, foram registrados 43 casos de violência contra mulheres nos primeiros seis meses do ano, sendo 18 deles feminicídios. A delegada Jozirlethe observa que esse número continua chocante, evidenciando a brutalidade de homens que ainda acreditam ter controle sobre os corpos e vidas das mulheres. Durante a cerimônia, estudantes de uma escola estadual de Cuiabá acompanharam a palestra sobre violência de gênero e os aspectos legislativos da Lei Maria da Penha, que abrange violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial contra as mulheres.

Sintep-MT/ Francisco Alves
Momento de comemoração da luta de mulheres que fizeram o enfrentamento por direitos ontem e hoje. A vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borge, aplaudindo à professora aponsentada Ivanildes Ferreira, abraçada pela premiada, Rosa Neide Sandes

A presidente do CEDM, Ana Carolina de Jesus Costa, fez destaque às estatísticas fazendo o recorte sobre o perfil da violência que tem como maiores vítimas as mulheres negras. A conselheira cobrou também urgência nas políticas de estado para implementação de uma Secretaria específica para atender as demandas das mulheres, com destaque para as quilombolas, negras, indígenas e sem teto, que estão à margem de políticas públicas efetivas contra a violência e de inclusão profissional e de direitos.

Leliane Borges, vice-presidente do Sintep-MT, participou da cerimônia como representante dos movimentos sociais. Ela enfatizou a importância das homenagens prestadas pelo Prêmio Ruth Marques Correa da Costa, que reconhecem as mulheres pioneiras na luta pelos direitos e aquelas que continuam engajadas nessa batalha. Leliane também expressou sua gratidão às mulheres que vieram antes e às contemporâneas, incluindo jovens estudantes presentes na plateia, assim como à companheira Ivanildes Ferreira, uma das fundadoras do Sintep-MT ao lado de Ruth Marques.

Francisco Alves/Sintep-MT
Dirigentes e militantes do Sintep-MT prestigiando a indicada e premiada ao 8º Prêmio Ruth Costa Marques, professora Rosa Neide

A atividade foi enriquecida pela apresentação musical da cantora Gê Fernandes. Além disso, a solenidade contou com a presença destacada de representantes do Sintep-MT, incluindo o presidente Valdeir Pereira, a presidente da subsede do Sintep-MT em Colíder e dirigente estadual Edina Martins, bem como as diretoras estaduais Angelina de Oliveira Costa, professora aposentada de Cáceres, e Maria Aparecida Cortez.

>>>Veja mais fotos na página do Sintep-MT no Facebook.