4ª Plenária Intercongressual da CNTE atualizará estratégias para defender a educação pública

Publicado: 10/03/2023 17:47 | Última modificação: 10/03/2023 17:47

Escrito por: CNTE

CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) promoverá de 17 a 19 de março a 4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício. O evento acontecerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, e reunirá trabalhadoras/es de todo país para debater a defesa da educação pública.

A atividade, que terá como tema “Reconstruir o Brasil com as educadoras e os educadores da educação pública”, tem por objetivo atualizar as conjunturas política, educacional e sindical do país, além de rever o Plano de Lutas da Confederação, a partir das ações que marcaram os primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos governos estaduais eleitos para o mandato de 2023 a 2026.

>> Acesse aqui o documento de referência da Plenária

As plenárias precedem os encontros nacionais da CNTE e esta edição foi planejada durante a 34º Congresso da confederação, realizado em 2022, naquela ocasião, ainda em formato virtual por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19.

“Este encontro tem a importância desde sua criação. Desde o início este Fórum tem como objetivo fazer um encontro no meio do mandato antes do Congresso para atualizar nosso rumo de luta sem perder os acontecimentos atuais. Será a primeira Plenária Intercongressual presencial e com o número maior de pessoas para discutir o melhor para a categoria em todo país”, destacou Heleno.

A expectativa é que o encontro deste ano conte com a participação de cerca de mil pessoas, entre delegados e delegadas, e fortaleça a mobilização para interromper as políticas ultraliberais de retirada de direitos da sociedade e da classe trabalhadora, implementadas desde o golpe de 2016.

A professora e Senadora da República, Tereza Leitão, o professor na Faculdade de Educação da Unicamp, Luiz Carlos de Freitas, o deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ) e os representantes da CUT, CTB, Intersindical e Conlutas estão entre os convidados da atividade. [veja programação abaixo]

João Felício presente

O homenageado da 4ª Plenária Intercongressual será o professor e sindicalista João Felício, ex-presidente da CUT.

A secretária geral da CNTE, Fátima Aparecida da Silva, lembra do legado deixado pelo dirigente e destaca a importância de manter viva a memória de lutas.

“Essa é uma forma de fazermos o agradecimento e dizermos à ele que seguimos com nosso compromisso de defesa da classe trabalhadora e da educação. Ele sempre foi um grande lutador das/as trabalhadoras/es no Brasil e no mundo. Ele deixa um legado inestimável. Não podemos esquecer, de que como parte da classe trabalhadora, ele é um professor”, explica.

>> Veja mais informações sobre a Plenária (materiais de divulgação e outros documentos)

Pautas que estão no radar da CNTE

Para a CNTE, o enfretamento à violência contra os educadores expressa em ações como o projeto Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, a busca pela implementação do ensino domiciliar (homeschooling), aliados ao arrocho nas carreiras e ao abandono das metas do Plano Nacional de Educação, são pautas ultraconservadoras que demandam uma resposta unificada e intensa das entidades que lutam pela educação pública e de qualidade.

O presidente da confederação, Heleno Araújo, diz que a entidade cobrará do governo Lula priorizar o ensino a partir da ampliação dos recursos, da revogação de travas ao investimento no país e do reestabelecimento dos canais de interlocução com a sociedade.

“O governo precisa reunir todas as forças para revogar a Emenda Constitucional 95, de 2016, a emenda do golpe, que retira recursos da educação pública a cada ano e contraria o que conquistamos em 2014 com o Plano Nacional da Educação, que indica aumentar o investimento para atender demanda social do nosso povo. Precisamos também reestabelecer a participação social com a recomposição do Fórum Nacional da Educação aos moldes de como era organizado em 2016, no período pré-golpe”, explica.

A partir da retomada do financiamento e da participação social, explica o dirigente, o desafio será discutir o conteúdo das políticas educacionais desde a creche até a pós-graduação e esse também será um tema presente na plenária.

Também vice-presidente da Internacional da Educação para América Latina, Fátima Silva destaca ainda que a CNTE, em acordo com a luta internacional pela democratização da educação, fará uma intensa discussão sobre um dos principais debates ligados ao setor no mundo, a privatização e mercantilização do ensino.

“Os recursos públicos são cada vez mais drenados no mundo todo pelas corporações e essa é uma ameaça mundial. O processo mecânico de plataformas virtuais, de relações virtuais foi muito acelerado durante a pandemia e ao invés de serem utilizadas como instrumentos intermediadores, foram colocados como objetivo. No Brasil a concretização disso se deu por meio do novo ensino médio com itinerários formativos jogados para a iniciativa privada”, critica.

4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício
“Reconstruindo o Brasil com as Educadoras e Educadores da Educação Púbica”
Data: 17 a 19 de março de 2023
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães