4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece de 22 a 24 de abril


Três dias de debates retomam as discussões das políticas de saúde dos trabalhadores com foca na qualidade de vida

Publicado: 17/04/2025 15:37 | Última modificação: 17/04/2025 15:37

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

Começa no próximo dia 22 e vai até 24 de abril, três dias de debates na 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que traz como eixo central o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.  O evento, que acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, fará o debate das propostas de Mato Grosso para a etapa nacional que acontecerá em agosto de 2025, em Brasília.

Para a representante do Sintep-MT no Conselho Estadual de Saúde e integrante da comissão organizadora da 4ª Conferência, Maria Luiza Zanirato, essa será uma oportunidade, depois de anos de ausência da realização da conferência, para que se aprofunde as políticas de enfrentamento e defesa sobre as condições dignas e o ambiente necessário para o desenvolvimento pleno do trabalho, com foco na qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, e o atendimento do SUS na saúde do trabalho. 

Reprodução
Secretária Geral do Sintep-MT e conselheira estadual  de Saúde, Maria Luiza Zanirato, uma das organizadora da 4ª Conferência 

A Conferência terá na abertura, terça-feira (22), a palestra magna com a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Lou Sans Magano, que abordará o tema central da Conferência “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. 

Nos dois dias que seguirão os debates os participantes acompanharão palestras que focarão na realidade estadual, com a “Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, com a conselheira Ana Cláudia Pereira Terças Trettel; e ainda, “As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, com a convidada Maria Celma de Oliveira, vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso e Diretora de Assuntos Jurídicos e Legislativo do Sintep-MT.

As mesas de debates acontecerão em período integral, seguindo no vespertino, com o terceiro eixo trazendo “Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social”, com Maelison Silva Neves, doutor em Saúde Coletiva docente do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

As propostas advindas das conferências municipais serão trabalhadas no período da tarde, com aprofundamento do debate, em trabalhos de grupos por eixo temático e aprovação na plenária. No último dia de Conferência será colocada em pauta a apresentação e homologação das moções; e a eleição de delegados para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT).