14ª Plenária estadual da CUT-MT estabelecerá as lutas da classe trabalhadora
Durante dois dias temas como garantia de emprego, renda, saúde, meio ambiente, tecnologia e qualidade de vida estarão no centro dos debates
Publicado: 31/07/2025 11:50 | Última modificação: 31/07/2025 11:50
Escrito por: CUT-MT

Nos dias 1º e 2 de agosto – sexta e sábado – a CUT-Mato Grosso realizará sua 14ª Plenária Estadual, na sede da entidade, em Cuiabá. O espaço reunirá lideranças sindicais, trabalhadores e trabalhadoras, em uma construção coletiva em defesa das pautas da classe trabalhadora. Temas como redução da jornada de trabalho sem redução de salários, taxação das grandes fortunas e soberania nacional impulsionarão os debates.
Para o presidente da CUT-Mato Grosso, Henrique Lopes, a população brasileira – especialmente os trabalhadores e os servidores públicos – sofre, ainda hoje, as consequências do golpe de 2016, que resultou na destituição da presidenta Dilma Rousseff. Segundo Henrique, o que se seguiu foram perdas de direitos, avanço de políticas ultraliberais e aprofundamento das desigualdades sociais.

O desmonte das políticas e de direitos sociais dos brasileiros – inclusive aqueles garantidos pela Constituição de 1988 – é promovido por um Congresso Nacional majoritariamente alinhado aos interesses dos conglomerados econômicos. Práticas intensificadas em diversos estados, como é o caso de Mato Grosso.
Na avaliação de Henrique Lopes, o alinhamento da política bolsonarista com o governo de Mauro Mendes provocou o aumento da miséria no estado, apesar de sua riqueza. “Houve favorecimento e maior concentração de renda e privilégios das camadas mais abastadas, enquanto trabalhadores e servidores públicos enfrentam arrocho salarial e perda de direitos”.
Diante dessa realidade, a CUT-MT convoca trabalhadores e trabalhadoras para o debate e a organização dos enfrentamentos às pautas prioritárias da Central, como; precarização das relações de trabalho, crescimento do trabalho informal e os impactos das mudanças climáticas.
Esses temas também estarão em destaque na 17ª Plenária Nacional João Batista Gomes – Joãozinho, com o tema “Novos Tempos, Novos Desafios”, que será realizada em São Paulo, de 14 a 16 de outubro, e levada para a COP 30, em novembro, no Brasil.
14ª Plenário da CUT-MT
A 14ª Plenária Estadual da CUT-MT tem início no dia 1º de agosto, às 16h30, com o credenciamento dos participantes. Às 18h30, haverá a mesa de abertura com o tema: “A geopolítica, a nova ordem mundial e os reflexos para o Sul Global, sobretudo para o Brasil em 2026”, seguida de jantar.
No segundo dia, os trabalhos serão retomados às 9h, com a análise “Conjuntura Político-Econômica, considerando o novo mundo do trabalho e a Inteligência Artificial como ferramenta”. Os grupos de trabalho serão realizados no período da tarde, após o almoço, com encerramento previsto para as 17h30.