Artigo

Parabéns Sintep-MT pelos 56 anos

Publicado: 30/06/2021 09:05

Há 56 anos, no estado de Mato Grosso, professores se levantaram exigindo melhores condições de trabalho. Esse é o movimento embrionário do nosso glorioso Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT).

São 56 anos marcados por lutas e conquistas: greves, LOPEB, LEIs 49 e 50/98, profuncionário, carreira, jornada única, hora-atividade, gestão democrática, valorização profissional e salarial, licença para qualificação profissional e remunerada, CDCE, concurso público, dobra do poder de compras, pagamento de rescisão aos contratos temporários, entre outras.

Sabemos do tamanho dos desafios e das muitas lutas que serão necessárias para garantir que os trabalhadores e as trabalhadoras da Educação sejam valorizados e valorizados e principalmente reconhecidos pelo trabalho que fazem. Mas, a tarefa principal será a necessidade de restituir, neste estado e país, a democracia com o fim desses dois governos de plantão que tem atacados os serviços e servidores públicos.

A luta tem sido para tentar manter os direitos e sem perspectivas de novas conquistas significantes para a categoria devido a política de arrocho salarial e estado mínimo adotadas pelo Governador Mauro Mendes e Presidente Bolsonaro.

No entanto, acreditamos que a união e a luta coletiva é o único caminho para reverter os retrocessos, conquistar e garantir direitos. Sendo a sindicalização e as participação nos espaços de decisões condições para barrar os retrocessos e fortalecimento dos sindicatos e movimentos sociais.

Acredito que a vida (DEUS) nos dá algumas missões. A minha foi a de estar se dedicando e contribuir com a condução desse maior sindicato de Mato Grosso. Ainda estamos na pandemia. Mas, o fato de estarmos vivos já é motivo suficiente para sabermos que há e teremos muitas lutas a serem travadas. Afinal, são mais de 500 mil pessoas que perderam a vida e são mortes que poderiam ter sido evitadas.

Parabéns Sintep-MT pelos 56 anos.

 Valdeir Pereira - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público - Sintep-MT