XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT retoma o esperançar da educação

Debate às vésperas das eleições faz a defesa do projeto de educação que se quer ver implementada no estado e no pais.

Publicado: 07/09/2022 21:17 | Última modificação: 07/09/2022 21:17

Sintep-MT/ Francisco Alves
Plenária cheia para o início dos trabalhos do XVIII Congresso do Sintep-MT

Num clima de festa e reencontro teve início nesta quarta-feira (7/09), às 15h13, o XVIII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) - "Democracia, Educação e Trabalho: “Esperançar por um novo projeto de nação". A plenária sindical no formato híbrido (virtual e presencial) acontece até sábado, 10 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso (Homat), com um total de 750 inscritos.

Na abertura, apresentação musical com a dupla de estudantes José Augusto e Gabriel, da Escola Estadual José Leite de Moraes, de Várzea Grande, que apresentaram sucesso da moda de viola e do sertanejo. Os cantores estiveram no evento acompanhados do professor Odenil Seba, responsável pelo desenvolvimento de oficinas culturais na unidade várzea-grandesse. “Temos oficinas de violão, violino, saxofone e coral”, informa o educador.

Sintep-MT/Francisco Alves
Dupla sertaneja formada por estudantes da Escola Estadual José Leite de Moraes, se apresenta na XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT

Na composição da mesa os participantes presenciais e virtuais, como a secretária Geral do Sintep-MT, Miriam Botelho, reafirmaram a importância do Congresso às vésperas das eleições, para a defesa do projeto de educação que se quer ver implementada.  O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, em sua participação de forma remota, destacou como grande desafio para os educadores “definir no dia 2 de outubro o embate entre a civilização e a barbárie, para se estabelecer o diálogo fundamental para a Educação Pública”.

A representante da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), professora do instituto de Saúde Coletiva, Márcia Leopoldino Corrêa, ressaltou o momento como desafiador para reafirmar o projeto de Educação Pública. “Que projeto de qualidade queremos”, interpelou.

Sintep-MT/Francisco Alves
Mesa de abertura reúne representantes do SIntep-MT e representantes de entidades ligadas a educação e ao movimento sindical

A presidente interina da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), professora Maria Celma Oliveira, se disse emocionada ao ver os companheiros/as da educação novamente reunidos após o país ter vivenciado mais de 700 mil vidas perdidas fruto de políticas sociais e de saúde proteladas. Para Maria Celma o Congresso apontará a proposta dos trabalhadores em defesa da democracia, hoje ameaçada.

“Considerando as eleições de 2022, teremos um debate pela vida do povo brasileiro. Debater as questões educacionais em nosso estado é garantir que a classe menos favorecida consiga uma ascensão social e, por meio dessa, despertamos a criticidade nos estudantes para que desenvolvam um olhar com princípios democráticos. Esse é um dos objetivos mais fortes dos eventos que Sintep-MT organiza. Debater educação fortalecendo os princípios e concepção que defendemos”, destacou a coordenadora geral do XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT, Guelda Andrade.

Sintep-MT/Francisco Alves
Cerca de 750 delegados acompanham os debates do XVIII Congresso de forma presencial e virtual

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, ressaltou a importância do papel histórico do Congresso do Sintep-MT, realizado a cada três anos, a maior instância sindical. “Este é um momento em que a organização da classe trabalhadora delibera o plano de luta a partir do diagnóstico que será feito e da defesa da Educação”

Veja as fotos do XVIII Congresso Estadual do Sintep-MT na página do Facebook