Valorização profissional é o caminho para reverter ameaça de apagão de professores

Palestras do 14º Fórum Extraordinário da Undime oportunizam defesas do Sintep-MT junto aos gestores municipais

Publicado: 08/03/2024 15:06 | Última modificação: 08/03/2024 15:06

Reprodução
Palestra de Luciana Magri, da equipe de formação de professores no MEC

Os dois dias de encontro do 14º Fórum Extraordinário da Undime-MT - União Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso, encerrados ontem, quinta-feira (08/02), fortaleceram ainda mais as defesas históricas do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT). Entre as palestras de encerramento, a fala da representante do Ministério da Educação, Luciana Magri, fez o alerta do risco de risco de apagão de professores.

Segundo Luciana Magri, o processo de desvalorização da carreira tem gerado o desinteresse dos jovens em adotar a profissão de professor. “A juventude não quer ser professor. Não existe atratividade da carreira em relação ao salário, as condições de trabalho e a permanência do professor que entra na rede. Se forma uma equipe, o professor vai embora, se forma nova equipe. Também existe a questão dos Concursos das redes que não têm concurso. Então você está sempre enxugando gelo”, ressaltou.

Os problemas estruturais da carreira integram as lutas recorrentes do Sintep-MT, afirmou Valdeir Pereira, presidente da entidade. O Sintep-MT acompanhou os dois dias de debates destacando que espaços como o da Undime são oportunidade de reafirmar os desafios da carreira. “Valorização salarial, concurso público, jornada de trabalho, condições de trabalho e infraestrutura são bandeiras em defesas sindicais pela educação pública de qualidade, no estado”, disse.

O último dia do 14º Fórum, que trouxe como tema central “Gestão em Educação:– compreendendo seu significado e redefinindo caminhos” abordou no período da manhã, “Ética e Competência na Educação” seguido pelo tema “A importância do Planejamento para Política Educacional “.

Reprodução
Primeira secretária do Sintep-MT, Maria Luiza Zanirato, participou dos debates

A primeira secretária do Sintep-MT, Maria Luiza Zanirato, acompanhou os debates que trilharam um caminho adverso à expectativa. “Convergimos com a ideia de Ética e Competência andam juntos. Contudo, em relação ao segundo tema, a expectativa era de que o debate abordasse o planejamento para política educacional, mas o foco recaiu sobre o planejamento individual. “Enquanto sindicato é frustrante não priorizar a política educacional”, destacou.

Para o Sintep-MT espaços de debates como esses, com a presença dos gestores municipais da educação são importantes. “São momentos para reafirmarmos as lutas do sindicato que pode ampliar a qualidade da oferta e acesso à educação”, concluiu Valdeir Pereira.