UFMT abre inscrições para cursos de Especialização gratuitos com foco na Educação


Os cursos são na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e as inscrições encerram no dia 25 de novembro

Publicado: 17/11/2022 15:21 | Última modificação: 17/11/2022 15:21

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT//com informação da Secom UFMT

Reprodução

A universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com vagas abertas para dois cursos de Especialização que trata de temas ligados ao processo educacional. As inscrições terminam no dia 25 de novembro e podem ser feitas diretamente pelo site da universidade. Os cursos são gratuitos, na modalidade à distância (EAD) e há apenas a cobrança de uma taxa única de inscrição, no valor de R$ 90.

Sobre os Cursos

Reprodução

No curso “Mídias Digitais para Educação tem como foco dotar o professor da rede básica de ensino sobre noções e ferramentas adequadas para o desenvolvimento de aulas voltadas para o contexto corrente de integração entre os saberes tradicionais e recursos digitais. Além disso, a especialização pretende capacitar os participantes a:

  • Desenvolver procedimentos de ensino alternativos por meio de recursos tecnológicos;
  • Capacitar os participantes a produzirem materiais didáticos e adotarem novas metodologias em sala de aula;
  • Estruturar modelos de pensamento híbridos entre os diversos meios de comunicação digital (TV, mídias móveis, redes sociais) e a respectiva aproximação com a sala de aula. Ensinando também meios práticos de realizar esta aproximação;
  • Aprender métodos de inclusão para alunos com necessidades de participação e socialização, bem como a promoção de autonomia dos mesmos.

O objetivo dessa especialização é a formação dos professores da Educação Básica para atuarem direta ou indiretamente com o cenário midiático e digital que se apresenta dentro das salas de aula no Sistema Público de Educação. Durante o curso serão abordados temas que contextualizam formas de atuação apresentadas pelos pares mundialmente no tocante ao uso de recursos eletrônicos durante o período escolar. Ao término do curso o professor deverá dominar recursos que possibilitem o desenvolvimento da produção de conteúdo digital.

Para essa formação existem cerca de 209 vagas disponíveis nos polos de Aripuanã, Canarana, Cuiabá, Comodoro, Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira, Campo Verde, Porto Esperidião, Vila Rica.

Serão 400 horas (quatrocentas) horas de carga horária com duração de 18 meses.

Já a outra especialização tem o tema: “Informática na Educação” e seguirá uma metodologia de estudos teóricos e práticos nos laboratórios de informática. A aprendizagem será facilitada através de situações-problema em forma de exercícios, associados a cada teoria apresentada, sempre preservando o ritmo e a as condições do estudante, visando a busca constante por uma postura ativa do mesmo.

O Curso de Especialização em Informática na Educação tem por objetivo fornecer condições teórico-metodológicas para que o professor possa desenvolver projetos de uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação em escolas de ensino fundamental, médio e superior; aprimorar e atualizar conteúdo específicos da Informática Educativa. O Público Alvo dessa especialização são Servidores públicos, prioritariamente, professores da rede pública de ensino.

Para essa formação estão disponíveis cerca de 117 (cento e dezessete) vagas distribuídas nos Polos de Água Boa, Alto Araguaia, Colíder, Juara e Sorriso. Total carga horária: 360 horas (trezentas e sessenta) horas, mais trabalho final do curso.

As vagas podem ser consultas no link: ufmt.br/ingressoead