Trabalhadores denunciam ao Sintep-MT, precarização de salários por empresa terceirizada

“Questões como essas ferem o direito dos trabalhadores e mostram mais uma vez, a necessidade da realização de concurso público para proteger a dignidade desses educadores”, disse o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Publicado: 10/08/2022 11:14 | Última modificação: 10/08/2022 11:14

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Sintep-MT/Subsede Sinop

O presidente do Sindicato dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Valdeir Pereira, recebeu a denúncia de que trabalhadores prestadores de serviços terceirizados à Prefeitura Municipal de Sinop, contratados por meio da empresa YC Serviços, recebem os salários constantemente com atrasos e no mês de agosto, a empresa terceirizada não pagou os valores referentes ao vale e auxílio alimentação. Além disso, o depósito do FGTS não estaria sendo feito.

Sintep-MT
Valdeir Pereira, Presidente do Sintep-MT

“Nós entendemos que existe brecha na legislação para a contratação desses trabalhadores por meio de terceirizada, embora a nossa defesa é pelo concurso público. Agora, não podemos tolerar, é que trabalhadores recebam menos do que os que são efetivos e inferior a um salário mínimo. Além disso, os salários estariam sempre em atraso, sendo o vale alimentação e refeição negligenciados. Também nos relataram que a terceirizada não estaria recolhendo devidamente o FGTS desses contratados. Tudo isso nós vamos averiguar e cobrar uma resposta”, disse Valdeir.

Atualmente, os trabalhadores que atuam em diversas funções, principalmente na pasta da Educação e são em torno de 300 trabalhadores, estão cumprindo aviso prévio e não sabem se receberão os direitos trabalhistas e todos os recursos das verbas rescisórias por parte da empresa YC Serviços, contratada pela Prefeitura de Sinop para fornecimento de mão de obra de servidores.

“Questões como essas ferem o direito dos trabalhadores e mostram mais uma vez, a necessidade da realização de concurso público para proteger a dignidade desses educadores”, disse.