Subsede realiza etapa municipal do Congresso Estadual do Sintep-MT e elege delegados


Atividade em Pedra Preta apresentou nos debates temas como gestão democrática, PNE e valorização dos profissionais da educação.

Publicado: 02/10/2025 17:06 | Última modificação: 02/10/2025 17:06

Escrito por: Lina Obaid

Reprodução

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em Pedra Preta realizou, na quarta-feira (01/10), a etapa municipal do XIX Congresso Estadual do sindicato, ocasião em que foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa regional.

O presidente da subsede do Sintep/Pedra Preta, Klebis Marciano, destacou que o debate é fundamental para construir as concepções da Educação na luta coletiva dos trabalhadores da educação. “São as defesas pela educação pública e qualidade para todos e todas que mantém a união da categoria e o sindicato forte”, ressaltou.

À direita, Klebis Marciano, presidente da subsede Sintep/Pedra Preta.

Na programação do evento, a secretária-geral do Sintep-MT, professora Ester Assalin, apresentou a palestra “Gestão Democrática e o PNE em Foco: Reflexões sobre Avanços, Desafios e Novos Horizontes para a Política Educacional”, na qual discutiu os caminhos e retrocessos da democratização da educação pública no Brasil e em Mato Grosso.

Em sua fala, Ester destacou que a gestão democrática é uma conquista histórica da sociedade brasileira, garantida pela Constituição Federal de 1988 e pela LDB, fruto das lutas sociais e da mobilização dos trabalhadores da educação.

Segundo a palestrante, embora avanços normativos tenham sido alcançados ao longo das últimas décadas, a efetivação desse princípio ainda enfrenta tensões, sobretudo diante do avanço de modelos gerenciais que priorizam a eficiência e os resultados, em detrimento da participação e da transparência.

Sobre o novo Plano Nacional de Educação (2024–2034), Ester destacou que é preciso reafirmar o compromisso com a participação social e com a educação como direito humano. O debate contextualiza temas tratados no caderno de texto da XIX Conferência Estadual do Sintep-MT, cujo tema central é: “PNE: Ressignificar o acesso à educação como diareito humano”.

A secretária do Sintep-MT, Ester Assalin, durante sua palestra sobre Gestão Democrática.

Ainda dentro da programação, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria Aparecida dos Santos, tratou do Plano Municipal de Educação (PME). Na oportunidade, fez uma retrospectiva dos planos, desde sua criação até os dias atuais.

Também foram temas de debate as mudanças no PME, o ensino em tempo integral e seus atrativos para os estudantes, além do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos profissionais da educação.