Sintep/Vila Bela negocia com a prefeitura recomposição para adequação do piso


Profissionais da educação reivindicam o cumprimento do acordo do ano anterior, que não foi honrado pelo executivo municipal.

Publicado: 26/03/2024 18:23 | Última modificação: 26/03/2024 18:23

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução
Pauta do Sintep/Vila Bela da Santíssima Trindade cobra agilidade na elaboração e aprovação do Projeto de Lei

A resposta da prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade à demanda dos profissionais da educação por uma recomposição  buscando adequar proporcionalmente o piso, a reunião foi adiada para a próxima semana, dia 2 de abril. Durante uma reunião realizada hoje (26/03), a subsede do Sintep/Vila Bela apresentou análises sobre a viabilidade financeira dos recursos destinados à educação para cumprir a pendência do ano anterior, além de propor um reajuste de 10% para o ano de 2024.

A presidente da subsede do Sintep/Vila Bela, Ana Cristina Freires, conduziu a reunião com o prefeito Jacob André Bringsken e a Comissão de Educação da Câmara Municipal, na tentativa de acelerar o processo de recomposição salarial antes do prazo limite para a aprovação de projetos de lei, estabelecido para o ano eleitoral, que é 6 de abril.

Reprodução
Profissionais da educação durante reunião de negociação na prefeitura, com participação de representantes da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores

As negociações agora incluem a exigência do cumprimento do percentual não pago em 2023, além do reajuste para 2024, considerando que os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) no município que vem gradativamente tendo um superavit. "A proposta leva em conta o aumento da arrecadação, tornando o reajuste totalmente viável", afirma Ana Cristina.

Conforme a dirigente, foi marcada uma nova reunião para a próxima terça-feira (02/04), às 10h, com o objetivo de a prefeitura apresentar o impacto econômico da recomposição, considerando que a folha de pagamento de março já foi fechada. "Caso a recomposição seja viável, o projeto de lei será enviado para aprovação na Câmara Municipal no mesmo dia", relata.

Os trabalhadores da educação na rede municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade sofrem com perdas salariais de aproximadamente 35% em comparação com o piso salarial profissional nacional.