Sintep/Rondonópolis celebra a conquista da 'casa própria'

Inauguração do prédio da entidade será sábado, com café da manhã, na subsede do Sintep

Publicado: 03/05/2024 10:48 | Última modificação: 03/05/2024 10:48

Sintep-MT/Edevaldo José
Símbolo da luta, resiliência e conquistas dos trabalhadores da educação de Mato Grosso

Os trabalhadores e trabalhadoras da educação, filiados ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) no município de Rondonópolis (210 km de Cuiabá) conquistam sede própria. Após 30 anos de fundação e quase 60 de existência, o Sindicato saiu do aluguel e terá espaço próprio para realizar as atividades sindicais. No próximo sábado (4/05), acontece um café da manhã, a partir das 8 horas, na sede da entidade, para comemorar.

A conquista foi uma promessa de campanha da atual presidente da subsede, Antonia Aparecida Oliveira Aguiar. “Adquirimos o prédio que já ocupávamos e o imóvel ao lado, estamos adequando para termos a sala de reuniões da direção onde faremos nossa sala de reuniões. É importante dizer que esse novo espaço fará uma homenagem ao líder sindical Júlio César Martins Viana, que é uma referência para nós, no sucesso de nossas conquistas”, relata.

Sintep-MT/Francisco Alves
Antonia Aparecida Oliveira Aguiar, presidente da subsede do Sintep/Rondonópolis

Resistência

Ter uma sede própria é fundamental para a categoria. Conforme os dirigentes no município, por anos tiveram que buscar espaço em escolas e outras locações para conseguir reunir os filiados e filiadas para deliberar as pautas de interesse. Agora com a construção de uma área para assembleias e formações, será possível ampliar os debates, que poderão ser feitos a qualquer hora, sem mais nos preocuparmos se determinado local estará disponível para realização das nossas atividades.

A subsede do Sintep/Rondonópolis foi regulamentada em março de 1990, contudo, desde a criação da Associação de Professoras Primárias, denominação originária do Sintep-MT, já existia um núcleo em Rondonópolis. A evolução da organização dessas professoras primárias, com a ampliação da base para os demais trabalhadores da educação, durante 30 anos de ditadura militar, foi um embrião de resistência até a fundação do Sindicato, nos anos 90. Essa evolução foi acompanhada dentro do município de Rondonópolis onde os trabalhadores e trabalhadoras fizeram história na luta pela unidade sindical e nas conquistas dos direitos da categoria em todo Mato Grosso.

Comemoração

O prédio, onde já funciona o Sindicato, assim como a unidade ao lado passará por reformas. O objetivo é garantir espaços administrativos mais funcionais. Até então, por ser um imóvel locado, mantinha a estrutura original. “As áreas necessitam ser mais amplas para recebermos os filiados, realizarmos reuniões da diretoria, armazenar a documentação e arquivos históricos”, afirma a dirigente.

A sede do Sintep/Rondonópolis fica localizada na avenida Duque de Caxias, 645 - bairro Vila Aurora. Os trabalhadores da educação interessados em participar da celebração devem fazer a inscrição por este link , até sexta-feira (3/06).

Sintep-MT