Sintep/Confresa integra comissão para tratar de orçamento da educação com prefeito

A reunião na próxima 6ª feira busca evitar atrasos e garantir pagamento salarial dos educadores

Publicado: 26/06/2024 16:57 | Última modificação: 26/06/2024 16:57

Sintep/Confresa
Após 19 dias de atraso salarial, trabalhadores da educação da rede municipal de Confresa buscam informações sobre o uso dos recursos da educação

Uma comissão formada pelos dirigentes do Sintep/Confresa e dois representantes eleitos entre os trabalhadores da educação, vereadores e vereadoras do município (1.180 km de Cuiabá), participam na próxima sexta-feira (28/06), às 13 horas, de reunião com o prefeito Ronio Condão.  O objetivo é buscar esclarecimento sobre o orçamento da educação municipal e a folha de pagamento. Em maio, a prefeitura atrasou 19 dias o pagamento dos salários.

Na segunda-feira (24), a subsede do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), de Confresa, realizou uma nova Assembleia, enquanto aguardavam resposta da solicitação feita aos parlamentares, para mediação junto ao prefeito pelo pagamento salarial. Nos encaminhamentos ficou decidido a nova agenda na prefeitura, a fim de conhecer os problemas orçamentários e dialogar sobre a pauta dos educadores.

Sintep/Confresa
Trabalhadores da educação da rede municipal se manterão mobilizados pelo pagamento salarial em dia

“Os estudos realizados pelo Sintep-MT constatam que no orçamento municipal há viabilidade financeira, inclusive com recursos de outras fontes de financiamento para cumprir o pagamento salarial. Contudo, precisamos alinhar as despesas que podem e quais não devem ser pagas com os recursos da educação”, destacou o diretor regional interino do Sintep-MT Leste III – Baixo Araguaia, Djalma Francisco.

No cenário atual se constata uma folha inchada, com muitos contratos, conforme esclarece o dirigente sindical. Segundo Djalma Francisco, grande parte dos profissionais atende a demanda da educação infantil. “O problema nos recursos de Confresa foi o redimensionamento.  A prefeitura assumiu um número de estudantes além da capacidade financeira”, afirma.

Enquanto isso, a categoria permanecerá mobilizada, pois ainda existe a preocupação com o próximo pagamento. No dia da audiência estarão acompanhando a reunião para conhecer os resultados e promover novas frentes para assegurar o pagamento em dia e o cumprimento do piso salarial para os educadores.