Sintep/Rondonópolis faz três dias de imersão para estudar desafios da categoria em 2023

O Planejamento Estratégico da subsede do Sintep/Rondonópolis debateu seis eixos temáticos que impactam nos desafios para os profissionais da educação da rede estadual e rede municipal

Publicado: 23/01/2023 17:36 | Última modificação: 23/01/2023 17:36

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT
Mesa de abertura com análise de conjuntura nacional

A direção municipal do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), de Rondonopolis, realizou nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, o Planejamento Estratégico da subsede. O encontro foi realizado em Cuiabá proporcionou participação da direção central do Sintep-MT e análise conjuntural sobre desafios nacionais e estaduais, que impactam diretamente nos enfrentamentos a serem feitos na rede municipal.

Na abertura, dia 20, a presidente da subsede do Sintep/Rondonópolis, Antônia Aparecida de Oliveira Aguiar fez a mediação da análise de conjuntura. O convidado foi o secretário de redes municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, que traçou um panorama nacional, a partir da nova composição do Ministério da Educação, e da abertura para as defesas educacionais e sindicais junto ao governo federal. Henrique Lopes tratou sobre os impactos que as medidas sinalizam para a categoria na rede municipal e estadual, entre elas o anúncio do Piso Salarial Profissional Nacional de 2023.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, abordou a política de educação estadual e fez uma análise sobre as lutas dos profissionais da educação do estado, para garantirem suas defesas. O debate ocorreu na sequência da reunião do Sintep-MT com representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Na audiência foi tratado sobre valorização profissional e recuperação do poder de compra dos salários, além das pautas de reivindicações apresentadas pela categoria no último Conselho de Representantes, em novembro de 2022, e que aguardavam posicionamento do governo.

Durante dois dias, 21 e 22, os participantes do Sintep/ Rondonópolis, com a coordenação do dirigente estadual e membro da subsede, professor João Eudes, fizeram debates em grupos para analisar as propostas e ações a serem implementadas no planejamento para os próximos dois semestres de 2023.  Foram debatidos seis eixos: eixo I, Valorização Profissional; eixo II, Direitos Sociais; eixo III, Financiamento da Educação; eixo IV, Política Educacional; eixo V, Estrutura e Política Sindical; e, eixo VI, Formação Sindical.

“O evento é de grande importância para os diretores/as, porque foi possível fazer um diagnóstico sobre a realidade atual da subsede e traçar metas e prazos para colocar o Planejamento Estratégico em prática”, relatou a secretaria geral da subsede Sintep/Rondonópolis, Adelice Alves da Conceição.