Sintep/Ribeirão Cascalheira conquista recomposição de 14,95% para os profissionais da educação
Mesmo passados cinco meses da correção do Piso Salarial Nacional, os trabalhadores da educação na rede municipal terão assegurado a valorização
Publicado: 19/05/2023 18:14 | Última modificação: 19/05/2023 18:14
Escrito por: Roseli Riechelmann
Os profissionais da educação da rede municipal de Ribeirão Cascalheira (900 km a leste de Cuiabá) conquistaram o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), de 14,95%. A lei nº 1021/2023 foi publicada na última terça-feira (16/05), assegurando o pagamento do percentual, em duas parcelas, para toda a categoria, ativos e inativos.
A lei de recomposição será feita nos meses de maio e setembro de 2023, sendo a maior parte 7,95% para de imediato e, o restante, 7% para setembro. “Os percentuais assegurados no ano corrente elevam o piso salarial da categoria de R$ 2.866,00 para R$ 3315,42”, destaca a presidente da subsede do Sintep/Ribeirão Cascalheira, Ana Lúcia Antônia.
Segundo a presidente da subsede, os profissionais comemoram a vitória sobre a correção do piso salarial, mas destaca que infelizmente todo o ano a política de valorização depende de muita luta pela categoria. “A valorização não é uma prática instituída como deveria, pelo poder público. Demanda muita mobilização, negociação e convencimento do direito”, relata Ana.
Apesar dos desafios, o município de Ribeirão Cascalheira respeitou a Lei 11.738/2008 ao fazer a recomposição. Contudo, alerta a dirigente, temos desafios importantes para serem vencidos, como a realização de Concurso Público para renovação do quadro de profissionais efetivos. Hoje a rede municipal atual com maioria dos trabalhadores da educação em contratos precários. “Infelizmente a educação no país ainda não é prioridade, mas nós não nos acomodamos, o Sintep-MT nasceu para assegurar uma educação de qualidade com profissionais valorizados e nos mantermos fiéis aos nossos princípios”, concluiu.