Sintep/Ribeirão Cascalheira investe em formação para garantir respeito aos recursos da educação

A reunião esclareceu as tramitações dos recursos da educação no sistema e como devem ser aplicados pelo gestor municipal

Publicado: 09/03/2023 18:32 | Última modificação: 09/03/2023 18:32

Sintep/Ribeirão Cascalheira
Conselheiros participaram da reunião chamada pela subsede do Sintep com participação do secretário de Redes Municipais, Henrique Lopes

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Ribeirão Cascalheira (900 km norte de Cuiabá), iniciou dia 7 de março a primeira reunião formativa com conselheiros do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), do Transporte Escolar, da Merenda Escolar, Conselho Municipal e representantes dos Conselhos da Comunidade Escolar, de algumas escolas no município. O objetivo é de instrumentalizá-los para acompanhar a movimentação dos recursos financeiros da educação, das respectivas áreas de atuação.

Segundo a presidente da subsede do Sintep/Ribeirão Cascalheira, Ana Lúcia Antônia, existem algumas informações necessárias para a fiscalização e o acompanhamento dos sistemas de controle do repasse das verbas para o município, que muitos não dominam. Conforme a dirigente, é com base nos recursos municipais que é possível negociar com a Prefeitura Municipal a recomposição de 14,95% do Piso Salarial Profissional Nacional. “Estamos com agenda para a próxima segunda-feira (13/03) com a gestão”, destaca.

O primeiro encontro formativo foi ministrado pelo secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes. Junto com Ana Lúcia que é adjunta da pasta, esclareceram quais são as tramitações dos recursos no sistema e como devem ser aplicados pelo gestor municipal nos diferentes segmentos (transporte, merenda, valorização profissional, infraestrutura) da Educação. A dirigente destaca que existem inconsistências em muitas administrações sobre a finalidade e o uso dos recursos. “Não queremos ser apenas membros dos conselhos, queremos ser conselheiros e conselheiras atuantes e para isso precisamos adquirir conhecimento”, afirmou.

Essa foi a primeira formação em Ribeirão Cascalheira. A projeção é de que outras venham ocorrer, com base na agenda do secretário de Redes Municipais, Henrique Lopes. “Tivemos demandas de outros municípios para a mesma formação. A próxima data para o novo encontro engloba uma programação mais extensa, com ampliação da realização em outros municípios”, relata.