Sintep repudia afastamento de diretora por debate em tema de gênero na escola


A direção da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, no município de Juína, é penalizada diante de controvérsias relacionadas à palestra "Respeito à Diversidade

Publicado: 14/09/2023 19:05 | Última modificação: 14/09/2023 19:05

Escrito por: Sintep-MT

Arte Jadson Oliveira

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso repudia a criminalização feita pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Sintep-MT) ao penalizar a direção da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, no município de Juína, diante das recentes controvérsias relacionadas à palestra "Respeito à Diversidade" proferida aos estudantes da instituição.

Os trabalhadores da educação são penalizados por desenvolverem um trabalho pedagógico, garantido e estabelecido pela Legislação, sobre temas transversais como ideologia de gênero e sexualidade. A Seduc-MT criminaliza a direção da escola e, por consequência, os jovens que buscam um debate democrático e de pluralidade de ideias.

Acreditamos firmemente que a escola ao fazer o debate sobre temas transversais reconhece o seu papel pedagógico e assegura a existência da diversidade humana e a necessidade de dialogar sobre a diversidade.  A escola é um espaço onde todos os indivíduos devem ser acolhidos com respeito e aceitação, independentemente de sua orientação sexual, credo religioso e subjetividades. É inaceitável testemunhar a disseminação do discurso de ódio que promove a desinformação e tenta apagar a existência de muitos brasileiros com identidades de gênero ou orientações sexuais diversas.

Ainda mais lamentável é que alguns representantes políticos ignoram a legislação e manifestam falso moralismo contra as questões humanas como identidade de gênero e orientação sexual.  

Manifestamos ainda maior repúdio e preocupação em relação à atuação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Esperamos que a Seduc esteja comprometida com a promoção do respeito à diversidade e da inclusão em nosso sistema educacional, em vez de emitir notas que possam perpetuar equívocos e criminalizar educadores no cumprimento da legislação e da liberdade de cátedra.

Lamentamos a repercussão incoerente com o espírito democrático, à liberdade de expressão e o fazer pedagógico. Expressamos aqui nossa solidariedade aos estudantes e trabalhadores da educação da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel. Parabenizando os jovens que estão atentos ao que acontece em seu entorno, é importante que a sociedade compreenda que um ambiente de convivência social deve se basear no respeito mútuo e na valorização da diversidade. 

Direção Estadual do Sintep-MT
Livre, democrático e de luta!