Sintep Novo São Joaquim constrói com os profissionais proposta do novo PCCS


A proposta do PCCS quer implementar a carreira unificada, com inclusão dos funcionários, jornada de 30 horas e aplicação de Piso Salarial Profissional Nacional.

Publicado: 30/11/2021 16:45 | Última modificação: 30/11/2021 16:45

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep/Novo São Joaquim
Dirigente estadual do Sintep-MT, Henrique Lopes, dialoga com a categoria sobre Novo Fundeb

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, em Novo São Joaquim, elabora com a categoria o novo Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS), na rede municipal. A proposta do PCCS quer implementar a carreira unificada, com inclusão dos funcionários, jornada de 30 horas e aplicação de Piso Salarial Profissional Nacional.

A secretária adjunta de Redes Municipais do Sintep-MT, Ana Lúcia Antônia, que acompanha de perto a construção do PCCS no município, argumenta que os profissionais da educação estão com a carreira muito defasada. 

“Estamos numa fase de estudos sobre os recursos do município. Foram anos apenas lutando por melhorias com base na vontade política dos gestores. Agora, com avaliação dos recursos que chegam via Novo Fundeb, e dos recursos próprios é possível apresentar políticas com base na viabilidade econômica”, afirma Ana Lúcia.

A presidente da subsede do Sintep/Novo São Joaquim, Heyla Santana da Silva, afirma ter sido importante contar com a presença dos dirigentes do Sintep-MT, incluindo o secretário de Redes Municipais, Henrique Lopes, que realizou um debate que ajudou a elucidar inúmeros pontos, entre eles os recursos do Fundeb.

“Temos sobras de recursos no município e descobrimos que não estão sendo aplicados na valorização profissional”, destacou Heyla.

A agenda de trabalho se deu na semana 22 a 26 de novembro, quando os dirigentes estaduais, Henrique Lopes e Ana Lúcia Antônia, estiveram no município e debateram sobre a política de Redimensionamento do governo Mauro Mendes e Novo Fundeb. Por meio do estudo dos recursos trataram sobre as viabilidades de valorização profissional, com o Novo PCCS.