Sintep/Nova Marilândia avança para construção de um Plano de Carreira unificado

Depois integrar os trabalhadores da educação municipal na luta sindical, agora estruturam a carreira para avançar em conquistas

Publicado: 23/08/2023 12:16 | Última modificação: 23/08/2023 12:16

Sintep/Nova Marilândia
Sindicato e prefeitura de Nova Marilândia dialógam para formulação de um novo PCCS

Na tarde de ontem (22/08), a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Nova Marilândia (270 km médio norte de Mato Grosso) deu mais um passo para consolidar as conquistas dos trabalhadores da rede municipal de educação. Após integrar a rede municipal nas lutas do Sintep-MT, em 2023, agora avançam para a construção de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que inclua os funcionários do Apoio Administrativo Educacional.

A reunião realizada com o prefeito Jefferson Souto foi avaliada pela presidente da subsede do Sintep/Nova Marilândia, Márcia Aparecida Reati, como positiva. “Além de estar aberto ao diálogo, assim como o secretário municipal de educação, Jhon kleiton Natal Gonçalves., demonstraram vontade política de valorização dos profissionais da educação pública de Nova Marilândia”, afirma.

Segundo a dirigente, a estrutura da carreira na rede municipal está defasada. O PCCS em vigência é de 2003, e não abrangia os funcionários de escola na carreira. “Essa é uma defesa fundamental da carreira, para que se valorize todos os profissionais que atuam nas escolas como educadores. Até então, mesmo atuando com a educação seguem legislação comum da administração municipal”, relatou Márcia Reati.

Conforme a presidente do Sintep/Nova Marilândia, os profissionais docentes estão enquadrados dentro da carreira e têm o Piso Salarial Profissional Nacional respeitado no município. A atual administração municipal tem entendimento sobre o papel da educação e desde o ano passado cumpre a política de valorização salarial, tendo reajustado em 42% os salários, com base no percentual de correção da Lei 11.738/2008, de 2022, mais recomposições em atraso.

“Estamos na expectativa para os encaminhamentos do novo Plano, com a inclusão dos funcionários. O prefeito e secretário da pasta se mostraram dispostos a estudar a viabilidade”, disse.

A audiência no gabinete do prefeito contou ainda com a participação do diretor regional do Sintep-MT, Médio Norte – Vale do Araguaia, Antônio Márcio Pinheiro Ramos. Conforme Antônio Márcio, o município apresenta, até então, uma receptividade positiva, por parte da gestão, para as pautas da educação.