Sintep/Cuiabá convoca educadores para ato contra ataques do prefeito Abilio Brunini
Manifestação será realizada no dia 18 de novembro, às 15h, em frente à Prefeitura, para exigir avanços nas pautas de valorização e condições de trabalho na educação.
Publicado: 14/11/2025 10:55 | Última modificação: 14/11/2025 10:55
Escrito por: Sintep/Cuiabá
A subsede em Cuiabá do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) convoca os trabalhadores da educação para um ato público em frente à Prefeitura no dia 18 de novembro, terça-feira, às 15h. A manifestação é direcionada contra o prefeito Abilio Brunini, que “ataca a educação e toma decisões prejudiciais aos educadores”.
A direção sindical da subsede Sintep/Cuiabá destaca a necessidade de enfrentamento diante do descaso da gestão municipal em pontos que permanecem sem avanço nas negociações. São eles:
Aprovação da atualização da Lei Orgânica, com avanços para todos os profissionais da educação de Cuiabá. Reivindicação de incorporação das propostas apresentadas pela Comissão de Estudo da Lei Orgânica, composta por TDIs, TAEs, TNEs, TMIEs e Professores(as);
Reformas e melhorias na infraestrutura das unidades educacionais;
Ganho real de salário, alcançando o reajuste do Piso Nacional do Magistério da Educação Básica para 2025, estimado atualmente em 1,09%;.
Aprovação da Lei de Gestão Democrática, conforme minuta construída com participação do Sintep Subsede Cuiabá;
Exigimos que qualquer mudança na educação seja vista do ponto de vista dos profissionais da educação.




