Sintep-MT vai debater atualização sobre oferta do Profuncionário e Curso Superior

Agora, a expectativa dos profissionais da educação é de que essas vagas sejam oficializadas em edital. Segundo Klebis Marciano Rocha dos Santos, que é Secretário de Funcionários/as da Educação do Sintep-MT, a oferta é primordial para garantir a valorização dos profissionais da educação.

Publicado: 23/09/2022 11:47 | Última modificação: 23/09/2022 11:47

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

O Sintep-MT convida membros da direção da entidade de classe, bem como trabalhadores da educação no Ensino Público de Mato Grosso, em especial técnicos e apoios, a participarem no dia 26 de setembro, às 18h30, pela plataforma virtual Zoom, de uma reunião de trabalho para discutir o processo para a oferta dos cursos do Profuncionário e de Nível Superior. Para participar, é preciso fazer uma inscrição prévia, através do link: https://forms.gle/YTnmhbz5LYWgfFTU7

Após longos quatro anos sem a realização dos cursos de profissionalização em Mato Grosso, a notícia de que finalmente novas turmas seriam ofertadas, ainda no ano de 2022, trouxe esperança aos educadores da rede pública. O anúncio havia sido feito no mês de junho, na Assembleia Legislativa durante uma audiência. Os cursos serão custeados em parte pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e com contrapartida de emendas parlamentares. À época do anúncio, o reitor do Instituto Federal, Júlio Cesar dos Santos, destacou que um edital com a disponibilização imediata de aproximadamente cinco mil vagas para o Profuncionário seria publicado este ano, para que o início das aulas ocorresse já no primeiro trimestre do ano que vem.

Agora, a expectativa dos profissionais da educação é de que essas vagas sejam oficializadas em edital. Segundo Klebis Marciano Rocha dos Santos, que é Secretário de Funcionários/as da Educação do Sintep-MT, a oferta é primordial para garantir a valorização dos profissionais da educação, refletindo, inclusive, na qualidade do ensino. “É preciso que o governo amplie seu olhar sobre o que é, de fato, a educação. O ensino vai muito além do que é ministrado dentro da sala de aula. Os profissionais que estão no chão da escola, os técnicos e apoios, também têm um papel importante dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, sabemos que a negação da oferta do Prófuncionário em Mato Grosso tem um viés economicista, já que, com a profissionalização, esses trabalhadores passam a ter direito a um incremento salarial”, destacou o sindicalista.

A secretária-adjunta de Funcionários do Sintep-MT, Cida Cortez, reforça a importância da agenda de trabalho do Sindicato. “Tudo que nós, enquanto trabalhadores da educação conquistamos até hoje, foi através de luta e de mobilização da categoria. Fizemos muita pressão para que o Profuncionário fosse viabilizado. Ainda assim, não foi pelas mãos do governo, que mais uma vez se mostra omisso e negligente com as pautas da Educação pública. Agora que tivemos o anúncio de que a oferta será viabilizada pelo IFMT e emendas parlamentares, precisamos debater soluções e tirar os encaminhamentos para que o tema não seja esquecido”, disse.

A reunião de trabalho será totalmente virtual, e o Sintep-MT reforça que, para receber o link de acesso à atividade, é preciso fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/YTnmhbz5LYWgfFTU7