Sintep-MT subsede de Colíder se reúne com prefeito para discutir avanços na pauta de reivindicações

A audiência ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, com o objetivo de avançar no atendimento às reivindicações dos profissionais da educação municipal.

Publicado: 20/12/2023 20:33 | Última modificação: 20/12/2023 20:33

Escrito por: Wagner Zanan

Na manhã desta quarta-feira, 20/12, a presidente Subsede Colíder do Sintep-MT, Edina Martins de Oliveira, acompanhada do Diretor Regional do Polo Sindical Nortão I, Fernando Alves da Silva, e demais membros da direção da subsede, participou de uma audiência com o prefeito Hemerson Lourenço Máximo e sua equipe de gestão.

Durante o encontro, foram elencadas as seguintes reivindicações dos profissionais da educação:

• Recomposição do Piso Salarial dos profissionais da educação em 31.03%;
  • Equiparação Salarial: equiparação do piso salarial dos profissionais docentes ao piso das outras categorias de nível superior da prefeitura de Colíder;
  • Investimento na Educação: do mínimo constitucional de 25% para, ao menos, 30% do orçamento, atendendo ao Plano Municipal de Educação e ao Plano Nacional de Educação;
  • Redimensionamento das matrículas com a rede estadual: Reverter o redimensionamento de matrículas nas redes estadual e municipal no âmbito do município para evitar prejuízos à comunidade escolar, aos profissionais da educação e ao erário;
  • Concurso Público: provimento de vagas para os cargos de Técnico Administrativo Educacional, Motorista, Vigia, Zelador(a) e Cozinheira(o), de acordo com vagas livres existentes;
  • Reverter extinção do cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil; uma vez que existem profissionais efetivos lotados nesta função, e também porque a função é prevista e assegurada em Lei.

A reunião contou com a participação do Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, da presidente e membros da diretoria da Subsede local do Sintep, do Prefeito Hemerson Máximo e secretários municipais diretamente ligados à questão, como a de Educação, Léia Gomes Torres, e o de Fazenda, Administração e Urbanismo, Ivaine Molina.

Henrique destacou a importância desta audiência para as negociações com o Executivo municipal após uma greve na rede municipal de educação. 'Um avanço importante, pois houve essa reabertura do diálogo entre a prefeitura e o sindicato, com possibilidades de atender aos anseios da categoria, que é simplesmente o cumprimento da lei. Queremos que a prefeitura de Colíder assegure o piso integral para a jornada da carreira, garantindo no mínimo os R$ 4.420,55 que é o piso nacional em vigência', avaliou Henrique.

Ele ressaltou o compromisso do prefeito em pagar a RGA (Revisão Geral Anual), para a categoria já a partir de janeiro. 'O desafio apresentado pelo sindicato à administração municipal é estabelecer uma mesa de negociação para que a prefeitura possa, considerando sua realidade financeira, progredir na integralização do piso salarial dos trabalhadores e trabalhadoras para que eles assegurem a valorização dos profissionais, concluiu Henrique.

A Subsede do Sintep-MT em Colíder aguarda agora o encaminhamento, por meio de Ofício, da proposta da gestão municipal para deliberar com os profissionais da educação se aceitam ou não o que for apresentado pelo executivo municipal."