Sintep-MT soma no debate de construção de um projeto de educação democrático para o país
Serão três dias de conferência com representantes de diferentes entidades nacionais e estadual para a elaboração de documentos que contemple a educação pública, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada
Publicado: 12/07/2022 12:06 | Última modificação: 12/07/2022 12:06
Escrito por: Roseli Riechelmann
No próximo final de semana (15, 16 e 17 de julho) a Educação Pública brasileira estará em debate. Durante os três dias, delegações de todo o país, com previsão de 2.500 pessoas, estarão em Natal (RN) participando da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Mato Grosso estará representado por 40 delegados, eleitos por sindicatos, associações e movimentos sociais.
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) terá o maior número de delegados enviados para a Conferência, 24 participantes. Juntos, todos os integrantes terão como meta construir o documento que apontará a educação pública, gratuita e socialmente referenciada para toda a população.
A II Conape 2022 traz o tema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. “O objetivo é debater a educação pública, popular e gratuita, além de fazer uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o país precisa”, destaca coordenadora do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE), e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e secretária de Política Educacional do Sintep-MT, Guelda Andrade.
Segundo Guelda Andrade, existem dois projetos de educação em disputa no país. Um que defende a educação democrática para uma nação soberana, que contemple todos e todas. E outro, em vigência desde o golpe de 2016, que implantou uma educação voltada para o mercado, com viés privatista e excludente.
Pluralidade
A segunda edição da Conape reafirma as defesas da classe trabalhadora. De Mato Grosso participam além do Sintep-MT, União dos Estudantes Secundaristas (UBES-MT), União Nacional dos Estudantes (UNE-MT), Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Adunemat), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Movimento dos Sem Terra (MST-MT), Sindicato dos Servidores Públicos da Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Simprotec-MT) e Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT).
“Defender um projeto democrático de educação é trazer para a escola a concepção ampla de educação, que contemple o ser humano na sua totalidade. A escola deve desenvolver o ser humano em sua plenitude, reconstruindo sua história e contribuindo para uma sociedade mais humana”, cita Guelda.
Os três dias de discussões da Conape compilaram os debates feitos nas etapas municipais, regionais e estadual. Reunirá propostas para promover o desenvolvimento do país, como Nação soberana, mais democrático, a partir do compromisso da educação com as diversidades sociais: religiosa, de raças, culturas e territorialidade.
“A escola que defendemos deve ser democrática, deve ter gestão democrática e, que compreenda um projeto de sociedade mais humano e de respeito, rompendo com preconceitos, homofobia, violência, feminicídio”, destacou a coordenadora do FEPE, em Mato Grosso.
Sobre a Conape
A Conape foi realizada pela primeira vez em 2018 por iniciativa do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) para contribuir de forma popular para o debate nacional da educação já que o governo da época desconstruiu o calendário da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2018 e desfigurou o Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela lei do Plano Nacional de Educação (lei 13.005/2014).
A primeira edição da Conape ocorreu em Belo Horizonte (MG), de 24 a 26 de maio de 2018. Agora vamos à segunda edição, que será realizada em Natal (RN), de 15 a 17 de julho de 2022.
Conheça a programação da Conape 2022
Veja aqui os participantes de Mato Grosso na Conape 2022