Sintep-MT reúne representantes para o debate sobre os desafios da educação pública em MT
Conselho de Representantes organiza as defesas para garantir e avançar nos direitos dos educadores em 2025
Publicado: 15/11/2024 17:39 | Última modificação: 15/11/2024 17:39
Escrito por: Roseli Riechelmann
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realizará, neste sábado e domingo (16 e 17 de novembro), mais uma edição do Conselho de Representantes das subsedes e reuniões dos coletivos da entidade. O evento acontecerá em formato híbrido, com participações presenciais e virtuais pela plataforma Zoom.
A programação terá início com uma análise de conjuntura, seguida por trabalhos em grupo, nos quais os representantes discutirão as demandas da rede estadual e das redes municipais de educação.
“Nos debruçaremos sobre as pautas que comprometem os direitos dos trabalhadores da educação no estado e nos municípios. Nosso objetivo é organizar e fortalecer as políticas setoriais específicas da base sindical”, esclarece o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.
Às vésperas do encerramento do ano letivo, os trabalhadores da educação das redes públicas estadual e municipais esperam pelo merecido descanso após mais um ano de trabalho. No entanto, medidas adotadas, principalmente pelo governo do estado, ameaçam essa perspectiva.
Os profissionais enfrentam desafios como a nova Portaria de Atribuição de Cargos e Funções na rede estadual, ataques pedagógicos e restrições à liberdade de cátedra, além da imposição de práticas de aprovação de estudantes infrequentes. Nas redes municipais, medidas como o fechamento de escolas estaduais e a superlotação de salas de aula também geram impactos significativos.
Todos esses temas estarão na pauta do Conselho de Representantes, que incluirá ainda informes administrativos e sindicais, além da definição do calendário de mobilizações para 2025.