Sintep-MT reúne representantes estaduais para o Conselho de encerramento, neste 22 e 23/11
Os dois dias de debates serão finalizados com Assembleia Geral para eleição de delegados para representar Sintep-MT, no 35º da CNTE, em Brasília
Publicado: 21/11/2025 16:31 | Última modificação: 21/11/2025 16:31
Escrito por: Roseli Riechelmann
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) reúne dirigentes municipais e sindicalistas, eleitos nas assembleias locais, para avaliação de 2025 e organização das pautas de 2026. Atribuição de classe/aulas, jornada de trabalho, demandas da rede estadual e redes municipais serão alguns dos temas tratados no último Conselho de Representantes de 2025, neste sábado (22), e domingo (23/11).
Os participantes farão análise dos desafios apresentados para a valorização da carreira, além de dialogarem sobre as realidades vivenciadas no chão da escola e que precisam de olhar coletivo para manter e avançar nos direitos dos profissionais e na qualidade da educação pública em Mato Grosso.
(1).jpeg)
O Conselho será aberto com a análise de conjuntura, apresentada pelo professor doutor em Economia Aplicada, da Unemat, Domingos Sávio, e pela secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade. Ambos, contribuirão com o debate educacional a partir da análise do cenário econômico, político e social do país, estado e seus reflexos nas redes municipais.

Para a secretária geral do Sintep-MT, Ester Assalin, realizar esse encontro às vésperas do encerramento do ano letivo permite fazer um balanço coletivo do trabalho desenvolvido, reafirmar prioridades e organizar, com a participação da base, os rumos da atuação sindical.

“É um momento de fechamento político: avaliamos o que avançou, identificamos os desafios que permanecem e fortalecemos a unidade da categoria para o próximo período. O Conselho é um espaço democrático e deliberativo que reafirma o nosso compromisso com a gestão participativa, transparente e conectada à realidade concreta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, destacou Ester Assalin.
Além dos debates estratégicos, o Conselho tratará do calendário de lutas da categoria, que em 2026 terá uma intensa agenda de atividades, a começar pela realização do XIX Congresso Estadual do Sintep-MT, no mês de fevereiro.
Ainda no domingo, após a conclusão dos trabalhos do Conselho será realizada uma Assembleia Geral com foco na eleição de delegados para representar Sintep-MT, no 35º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), que será de 15 a 18 de janeiro de 2026, em Brasília.




