Sintep-MT repudia tentativa de censura contra a professora, Priscila Scudder

Chegou ao conhecimento do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), a triste notícia de mais um educador neste estado, sendo atacado em seu direito fundamental, que é a liberdade de cátedra.

Publicado: 26/05/2022 19:49 | Última modificação: 26/05/2022 19:49

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Reprodução

O caso envolveu a professora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Priscila Scudder, que proferia palestra no Campus, durante evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No ocorrido, um estudante que participava da palestra, passou a interromper a fala da docente por, segundo ele, “discordar” das declarações feitas pela professora, que nada mais eram do que fatos noticiados mundo à fora, sobre a gestão desastrosa do governo federal diante da pandemia da COVID-19.
A tentativa de censura contra a professora revela o cenário caótico, no qual os educadores no Brasil, se veem acuados e coagidos, onde não podem mais lecionar com base em censo crítico e mesmo em fatos, se estes se opõem ao sistema político e a “onda bolsonarista”, com viés ditatorial, dentro do espaço que deveria ser, em primeiro lugar, de debates democráticos.
O desrespeito à professora Patrícia não é um caso isolado, infelizmente. Temos visto repetidas situações semelhantes à esta, onde tais atos são, inclusive, incentivados pelo próprio presidente da República, que não esconde de ninguém o seu amor ao autoritarismo e à censura.
Nós, do Sintep-MT, repudiamos ações e movimentos que buscam retomar o pior período da história do nosso país. Lutamos muito para caminhar e desfrutar de um mínimo de liberdade dentro do espaço da escola, para hoje, presenciarmos esse tipo de exposição e pressão que insiste em querer silenciar os educadores e as educadoras desse país. Não nos calaremos e nem permitiremos que nos calem!

Abaixo à censura! Ditadura, nunca mais!

À professora Priscila Scudder e a todos os/as outros-as que enfrentam ataques à liberdade e à democracia, toda nossa solidariedade e apoio. E, mais do que nunca, gritamos: SINTEP-MT, LIVRE, DEMOCRÁTICO E DE LUTA!

DIREÇÃO ESTADUAL DO SINTEP-MT