Sintep-MT repudia Lei de autoria do governo que cria Diretorias Regionais de Educação

DRE’s serão a volta das antigas Delegacias Regionais, politizando o sistema educacional como já ocorreu na "Era Campos"

Publicado: 07/01/2022 18:52 | Última modificação: 07/01/2022 18:52

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

O governo Mauro Mendes está fazendo uma espécie de volta ao passado quando o assunto é projeto voltado para a Educação no estado de Mato Grosso. Em pleno período de recesso escolar, onde a categoria está desmobilizada, aproveitou o início de ano para dar mais um golpe na Educação Pública de Mato Grosso.

O governador Mauro Mendes enviou um Projeto de Lei (já aprovado pela Assembleia em 3 de janeiro), que institui a criação das “Diretorias Regionais de Educação”. Para os educadores, a medida é uma verdadeira volta ao passado, quando as delegacias (agora chamadas de Diretorias Regionais), cumpriam um papel totalmente político e antidemocrático, no sentido de agir como um “mero cumpridor de ordens do chefe do executivo estadual”.

Para o Sintep-MT, o governador Mauro Mendes ataca, mais uma vez, a educação pública e os educadores, quando altera de forma tão significativa a estrutura pedagógica das unidades escolares.

“Na época das delegacias regionais de ensino a situação era muito ruim, visto que o estado estava distante das questões reais da escola. As delegacias tinham esse histórico de compadrio político e de questões não democráticas, o que nos preocupa com essa mudança estrutural colocada pelo estado, que na nossa avaliação, não tem nada a contribuir com o processo educacional de ensino em Mato Grosso”, criticou Henrique Lopes, diretor do Sintep-MT e suplente de deputado estadual.

Para o sindicalista, ao mudar essa estrutura pedagógica na rede de ensino, o governador apenas tenta desviar o foco de sua real intenção. “Com a criação dessas Diretorias Regionais, ele cria mais uma cortina de fumaça para desviar o foco do desmonte implementado na educação. O governador Mauro Mendes tem uma visão tecnicista e reducionista daquilo que é o processo educacional. Infelizmente, o espaço da Secretaria de Educação tem se tornado em um verdadeiro balcão de negócios meramente economicista e empresarial para favorecer alguns mercadores da Educação”, disse Henrique.

MENSAGEM 02/2022 do Governo do Estado

O Governo do Estado sancionou a lei aprovada pela assembleia legislativa que institui a criação de diretorias regionais de educação no âmbito da secretaria de Educação do estado. Segundo texto da mensagem, “as Diretorias Regionais de Educação são estruturas organizacionais que atuarão em instância intermediária, subordinadas à Seduc, cuja missão é gerir a implantação, o monitoramento e avaliação da política educacional da educação básica nas unidades escolares de Mato Grosso”.

Para o Secretário de Comunicação do Sintep-MT, Gilmar Soares, a medida promove a volta das relações autoritárias com as chamadas “Diretorias Regionais” atuando como delegacias. “Nós já vivemos isso no passado e a história mostra as consequências de quando um governo usa de seu poder de maneira antidemocrática como forma de oprimir e manipular a comunidade escolar. Não vamos permitir a volta dos ‘currais eleitorais’ e da pressão política sobre as atividades de ensino”, disse.